O Maior Cajueiro do Mundo fica no Brasil. Mais precisamente na praia de Pirangi em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Cerca de 15 minutos de Natal.
Essa é uma das principais atrações para quem vai visitar a capital – Natal. Você pode passar um dia no Sul do Estado e incluir esse passeio no roteiro.
A árvore foi plantada em 1888 e uma única raiz deu início a tudo isso. O cajueiro foi estudado devido ao crescimento nada convencional. Os resultados apontaram anomalias genéticas como a causa. As pesquisas mostraram que os galhos crescem para os lados, ao invés de crescerem para cima, e que quando tocam o chão desenvolvem novas raízes e crescem novamente como se fossem novos troncos.
Em 1994 o Cajueiro de Pirangi entrou para o Guinness Book e desde então recebe o título de Maior Cajueiro do Mundo. São 9 mil metros quadrados. Ocupa um quarteirão e já está invadindo a rua.
O Maior Cajueiro fica aberto todos os dias para visitação. O passeio dura cerca de 30 minutos, a entrada (inteira) custa R$8. Dentro do local tem um guia que explica a história e conta curiosidades sobre a árvore. Tem passarelas que você caminha para conhecer todo o espaço até chegar no tronco principal. Também há um mirante (de onde se pode ver a real dimensão do cajueiro), porém quando eu fui (jul/2021) estava fechado por causa da pandemia.
🌱 Na época da safra – novembro a janeiro, você pode até comer um caju por lá! Sorte hein 😋
Nos arredores do cajueiro há estacionamento e diversas lojas de artesanato. Um bom lugar para comprar lembrancinhas e castanha de caju.
Leia também:
Roteiro no Rio Grande do Norte
Baia Formosa – cidade natal do sufista Italo Ferreira
PLANEJANDO UMA VIAGEM PARA O RIO GRANDE DO NORTE??? Faça sua reserva pelo meu Booking. Reservando por aqui você não vai pagar NADA a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog!!!
Não deixe de me seguir também no instagram @grazisielski Você vai ver outras dicas por lá.
Beijos e até o próximo post!