Baía Formosa fica no litoral do Rio Grande do Norte, na divisa do RN com a Paraíba. A 94 km de distância da capital – Natal e 60 km de Pipa. É um pequeno vilarejo de pescadores com pouco mais de 8 mil habitantes, praias paradisíacas e uma vibe indescritível. 

Quem me acompanha no instagram (@grazisielski) viu que eu conheci Baía Formosa no início de julho. Talvez, assim como eu, você nunca tinha ouvido falar antes sobre a cidade, mas tendo um irmão surfista… Baía Formosa era parada, quase que obrigatória no nosso roteiro pelo RN.

O surfista, campeão mundial e agora o primeiro campeão olímpico da modalidade, Ítalo Ferreira nasceu em Baía Formosa. Levou o nome do vilarejo para o mundo. O local é um paraíso para os surfistas e para quem sonha um dia em ser como o campeão. O mar é de onda e também de esperança!!!

surfista Ítalo Ferreira – medalha de ouro nas Olimpíadas – foto instagram pessoal
surfista Ítalo Ferreira – foto instagram pessoal

A Baía Formosa é conhecida pelas belezas naturais e praias semi-desertas. Além das praias, a cidade também tem outros destaques. É onde se concentra a maior reserva da mata Atlântica preservada no RN. Também tem lagoas e trilhas que fazem parte da atração local. Destaque para a Lagoa de Araraquara (conhecida por Lagoa Coca Cola). 

O QUE FAZER EM BAÍA FORMOSA: 

1. PÓRTICO DE ENTRADA

Logo na entrada você se depara com o pórtico no formato de uma onda. 

pórtico de entrada
2. PRAIA DA CACIMBA

Quando a maré está cheia é uma ótima opção para surfar. Inclusive é na praia da Cacimba onde Ítalo Ferreira surfa.

cartão postal na Praia da Cacimba
cartão postal na Praia da Cacimba
3. PRAIA DO PORTO

Praia de pescadores. Fica perto da Igreja. Foi na Praia do Porto onde gravaram cenas da novela Flor do Caribe.

Praia do Porto
4. PRAIA DO BACUPARI 

A praia do Bacupari fica ao lado da praia da Cacimba. Ela é mais deserta e com pouca infraestrutura.

5. LAGOA COCA-COLA

Lagoa de Araraquara, também conhecida como Lagoa da Coca-Cola. Ganhou esse nome pelo tom avermelhado da água. Apesar da cor, o local é próprio para banho, a água é limpinha. Um dos locais mais inusitados da região.

6. PRAIA DA RESTINGA

É a última praia de Baía Formosa. Fica na divisa com o município de Canguaretama. Tem um cenário paradisíaco – você pode optar por um banho de rio ou de mar. De um lado a foz do Rio Curimataú e do outro o mar.

7. SAGI

O trajeto para chegar é quase todo de areia. O rio Guaju faz a divisa dos estados Rio Grande do Norte com a Paraíba. Além do passeio na divisa dos dois estados, também dá pra fazer o passeio guiado de canoa e tomar um banho de lama. Pra quem gosta de aventura, tem tirolesa.

Sagi – foto @baiaformosa.rn
8. MATA ESTRELA 

Maior reserva da Mata Atlântica. ​​Para conhecer a mata é melhor ir acompanhado de um guia local e de buggy já que as proporções da mata são enormes.

9. SANTUÁRIO DAS TARTARUGAS 

Um projeto voluntário criado há mais de 15 anos pelo “Chefe (Zé)”. O objeto é preservar e salvar as tartarugas. No local tem tipo de um museu de mamíferos com esqueletos. Ao lado também há um cemitério marítimo. As tartarugas encontradas mortas são enterradas ali. O que mantem o projeto é a venda de camisetas no local.

*Para a maioria desses passeios indico contratar um guia local. Você pode fazer passeios de quadriciclo e de buggy. 

 


Leia também: Meu roteiro no Rio Grande do Norte


PLANEJANDO UMA VIAGEM PARA O RIO GRANDE DO NORTE???
Faça sua reserva pelo meu Booking.
Reservando por aqui você não vai pagar NADA a mais por isso e ainda ajuda a manter
o blog!!!

Gostou? Então não deixe de me seguir também no instagram @grazisielski Você vai ver também outras dicas por lá.

Beijos e até o próximo post!

 

Deixe seu comentário