A cidade de São Paulo tem MUITO mais do que um dia para explorar, mas como eu tinha apenas um dia por causa do congresso que participei, tentei aproveitar o máximo para conhecer lugares novos. E eu sei que muita gente vai se identificar com apenas um dia livre em SP. Então vamos lá para o meu roteiro!!

BAIRRO LIBERDADE

Eu já tinha ido algumas vezes para SP, mas essa foi a primeira vez que visitei a Liberdade. São muitas opções para se aprofundar na cultura oriental. Além da gastronomia, o bairro também é muito procurado para fazer compras. É a maior referência para comprar produtos asiáticos. O comércio também tem lojas de maquiagem, mercados, empórios, loja de eletrônicos, papelarias e lojas especializadas em anime e Kpop. 

Alguns pontos turísticos: 

Apesar de não ter dado tempo de conhecer, vou deixar a sugestão.

  • Museu Histórico da Imigração Japonesa: é uma ótima opção para conhecer mais da cultura e a história da imigração japonesa no Brasil. É considerado o maior museu da imigração japonesa por causa do seu acervo de importância histórica com mais de 97.000 itens.
  • Jardim Oriental: um pequeno refúgio no meio da movimentada Rua Galvão Bueno, traz diversas referências tradicionais da cultura oriental.
  • Largo da Pólvora: em 2018, o espaço foi revitalizado e trouxe um novo paisagismo ao jardim japonês. No local é possível encontrar espécies de plantas típicas japonesas. É um dos locais mais históricos da Liberdade. 
  • Feira da Liberdade: barracas de comida, artesanato, roupas, luminárias japonesas, bonsais, almofadas, bijuterias e outros diversos tipos de artigos orientais. A feira atrai turistas e moradores. Sempre aos sábados e domingos, das 10h às 18h.

ONDE ALMOCEI NA LIBERDADE

Espaço Kazu: conhecido por respeitar as técnicas da cozinha tradicional japonesa. No cardápio há diversas opções – cozido e cru. Pratos quentes e frios. O restaurante oferece uma entrada cortesia. Meu pedido foi um Yakissoba misto, que é feito com macarrão frito. Muito bem servido e delicioso. 

No andar de cima fica o Kazu café – onde são servidas as sobremesas japonesas. 

FAROL SANTANDER 

O prédio emblemático do centro de São Paulo abrigava o antigo Banespão. Ele foi inspirado no design do Empire State Building de Nova York. Em 2000, foi incorporado ao grupo Santander e em 2014 começaram as obras para transformar o Banespão no Farol Santander. 

É um passeio para passar horas. Você vai encontrar diversas exposições temporárias, um mirante com uma linda vista para a cidade, espaço gastronômico, pista de skate e muito mais. Cada andar é uma experiência nova. 

Mirante

Uma linda vista para a cidade do 26º andar. Com as indicações nos vidros, é possível saber onde estão os prédios icônicos ao redor do edifício e para ajudar na visibilidade tem um binóculo instalado que amplia o campo de visão em até 30 vezes. No mesmo andar tem um café. 

A exposição temporária que visitei e mais gostei foi “Santos Dumont – o poeta inventor”, que conta a trajetória do pai da aviação até a conquista do voo. São dois andares de muita história, itens raros e nunca antes exibidos, atividades lúdicas, réplicas e muito mais. A exposição fica até 15/10/23. 

No Farol Santander também há dois bares – Boteco do 28 e Bar do Cofre. O Bar do Cofre fica literalmente dentro de um cofre de um banco totalmente reformado. Funciona de quarta a domingo. Fica no subsolo. Já o Boteco do 28 está no 28º andar, trata-se de um bar de comidas típicas brasileiras. Abre de terça a domingo. Não precisa comprar ingresso para ir em nenhum deles, mas é preciso fazer reserva. 

Horário do Farol Santander: terça a domingo das 09h às 20h. A entrada para visitação é até às 18h, podendo permanecer até às 20h.    

Ingresso: Pode ser antecipado – reserve sua ida ao Farol ou direto na bilheteria. 

Sobre acessibilidade: a entrada é acessível para pessoas com mobilidade reduzida. O prédio possui elevadores, rampas e banheiros adaptados. Educadores são treinados para realizar visitas acessíveis.

RESTAURANTE QUE INDICO PARA FINALIZAR O DIA

Bottega Bernacca: super charmoso. Tem em alguns bairros de SP, o que eu fui foi no Jardins. No cardápio tem algumas sugestões ocultas, que são sugestão do chef. Eu optei pela sugestão do chef e experimentei uma massa com trufa, que eu nunca havia comido nada igual. SENSACIONAL. 

DICA EXCLUSIVA PARA QUEM ESTIVER EM SÃO PAULO NO FIM DE SEMANA DO DIA 25 A 27 DE AGOSTO DE 2023. 

TASTE São Paulo Festival

Um dos maiores festivais gastronômicos do mundo está na 7ª edição. O evento conta com mais de 30 estabelecimentos comandados pelos principais chefs da cena gastronômica nacional e internacional. Os visitantes irão provar criações de chefs badalados dos principais restaurantes da cidade, em variados estilos e propostas, tudo acompanhado pelos melhores drinks. Entre uma degustação e outra, é possível aprender a preparar deliciosas receitas, ensinadas por grandes chefs. Eu assisti um pouco da aula do Claude Troisgros. Também tem shows musicais, degustação, empório com expositores e uma área kids completa. Uma experiência e imersão no universo da melhor gastronomia. O festival acontece num lugar lindo que é o Parque Villa-Lobos. 

Restaurantes participantes: Aizomê, Animus, Barú, Bráz Trattoria, Carole Crema, Casa Rios, Chez Claude, Ema + Matilda, Fasano, Jiquitaia, Komah, Le Jazz, Make Hommus, Maremonti, Mocotó, NB Steak, Nelita + MAG Market + Riso.e.ria, Trattorita Evvai, Vista, Z-Deli

Cada restaurante oferece, pelo menos, 4 pratos em porções que permitem provar mais de uma opção, sendo três deles parte do cardápio fixo das casas e um preparado exclusivamente para o Taste São Paulo Festival. A proposta é oferecer porções menores para que o público possa provar mais delícias. Os preços dos pratos variam de R$20 a R$50.

Os hotéis INNSide by Meliá são a hospedagem oficial do festival e estão dando descontos para quem quiser comprar o ingresso. Cupom MELIA10 no link do evento: brasil.tastefestivals.com A INNSiDE by Meliá também conta com um stand onde todos podem visitar e participar. Uma das atrações é uma bike que, ao pedalar, a energia mecânica ativa um liquidificador para fazer um suco natural. Todos que participarem da ação, além de ganhar um suco, ganha um voucher 2 por 1 para usar nos restaurantes dos hotéis INNSiDE by Meliá, Itaim e Iguatemi: na compra de um prato principal, ganha outro igual ou de menor valor para acompanhante, além também de ganhar um desconto exclusivo para reservas futuras. Outra atividade é uma aula prática. A chef Camila Argello, do INNSiDE São Paulo Itaim, vai ensinar a preparar um Fettuccine com manteiga com avelãs torradas, um mix de cogumelo crocante, limão e mini agrião. A aula faz parte do “Papo de Cozinha by Electrolux” e vai acontecer no sábado, dia 26, às 13h. É só chegar e se inscrever com antecedência.

ONDE ME HOSPEDEI EM SÃO PAULO

Fiquei hospedada na Meliá do Ibirapuera. Ótima localização, aconchegante, charmoso, atendimento nota 10 e um excelente café da manhã. Como a gente ama né? O hotel oferece piscina, sauna e academia. Super recomendo! O lugar ideal para quem busca uma experiência inesquecível em São Paulo. Faça sua reserva pelo www.melia.com e GANHE 10% de desconto usando o cupom: LATAMBR10

Programa de fidelidade: a Meliá tem um programa de fidelidade que se chama MeliáRewards. O cadastro é gratuito no site e tem muitos benefícios como desconto, serviços exclusivos e outras vantagens. 

PLANEJANDO UMA VIAGEM???
Reservando por aqui você não vai pagar NADA a mais por isso e ainda estará ajudando a 
manter o blog!!!

Gostou? Então não deixe de me seguir também no instagram @grazisielski Você vai ver também outras dicas por lá.

Beijos e até o próximo post!

Deixe seu comentário