Localizado pertinho de Santiago, a cerca de 60 km, o Valle Nevado é um dos destinos mais populares da América do Sul para quem quer curtir a neve e se aventurar nos esportes de inverno. Mas antes de embarcar nessa experiência gelada (e maravilhosa!), aqui vão dicas essenciais pra você aproveitar tudo com conforto e segurança.
A temporada de esqui, na estação mais conhecida da América do Sul, está aberta. E se você está planejando uma viagem de inverno para o Chile este post é para você.
SOBRE O VALLE NEVADO
Além do esqui e do snowboard, no Valle Nevado também tem restaurantes, hospedagens, lojinhas e opções de lazer na neve — mesmo para quem nunca esquiou na vida. É o destino perfeito para quem quer viver uma verdadeira experiência de inverno sem sair do continente.
O Valle Nevado conta com 40 pistas, 14 teleféricos e a Gôndola. Há pistas de todos os níveis: 50% para iniciantes e intermediários, e 50% para avançados e especialistas.
Como saber o nível de esqui ou snowboard?
- Principiante: nunca praticou esqui ou snowboard, ou se conhece os conceitos básicos e se sente confortável em pistas verdes.
- Intermediário: se sente confortável realizando curvas e em pistas azuis.
- Avançado ou Expert: é capaz de andar em todos os tipos de neve e pista, incluindo grandes inclinações e fora de pista.

INGRESSO PARA O VALLE NEVADO
Você pode comprar na hora ou antecipado (sempre a melhor opção). No site oficial você consegue conferir os valores: https://www.vallenevado.com/es/montana/ski/tickets-y-cuponeras/
Se você não pretende esquiar, você pode subir e conhecer a neve sem pagar, mas para subir de gôndola, precisa de um ingresso.
NOVIDADES TEMPORADA 2025 NO VALLE NEVADO
Benefícios para quem tem cartão Visa: a Visa se tornou a bandeira oficial do Valle Nevado, o que significa descontos exclusivos para os clientes:
- Até 25% off no aluguel de roupas e equipamentos;
- 20% de desconto no restaurante Bajo Zero;
- 15% de desconto no Pub Très Puntas;
- Até 25% nos ingressos de pistas, dependendo da data da viagem.
Conexão com La Parva: essa é a estação vizinha do Valle Nevado. Por um valor adicional no ingresso, os visitantes poderão acessar ambas as áreas para esquiar, aproveitando novas pistas e curtindo paisagens diferentes na mesma viagem.
Benefícios para quem se hospedar na região:
- Escola de esqui: uma nova área exclusiva para iniciantes, bem próxima aos hotéis;
- Aluguel de equipamentos: um novo ponto de aluguel instalado na área dos condomínios residenciais na montanha. A ideia é melhorar o fluxo e agilizar a retirada de roupas e acessórios;
- Teleféricos: dois dos principais meios de acesso às pistas, o Andes Express e o Mirador, estão passando por atualizações para melhorar o desempenho e a segurança.

DICAS ESSENCIAIS PARA IR AO VALLE NEVADO
1. A melhor época para ver neve
A temporada de neve no Chile costuma acontecer entre junho e setembro, mas os melhores meses para pegar a neve no auge são julho, agosto e início de setembro. Mas este período pode ser antecipado ou se estender.

2. Aluguel de roupa
Se você não tem roupas ou equipamentos de neve, não precisa sair comprando tudo só para essa viagem. Existem várias opções de aluguel de roupas térmicas, botas, luvas e equipamentos de ski ou snowboard, tanto em Santiago quanto nas lojinhas perto do Valle Nevado. Isso ajuda a economizar espaço na mala e ainda garante que você esteja com peças adequadas para o frio e a prática dos esportes.
3. Leve remédio para a estrada
O caminho até o Valle Nevado é lindo, mas tem muitas curvas. Muitas mesmo, o que pode causar enjoo em algumas pessoas. Vale a pena levar remedinhos contra enjoo (e tomar um pouquinho antes de subir a montanha). Eu precisei tomar e ainda salvei pessoas que estavam comigo na van.

4. Primeira vez esquiando
Você não precisa saber esquiar para aproveitar o Valle Nevado. Pelo contrário: muita gente vai pra lá sem nunca ter colocado um pé num esqui. E a melhor forma de aprender é contratando uma aula com instrutor. Existem opções individuais ou em grupo. Isso vai ajudar muito, recomendo.
5. Itens indispensáveis
Use e leve protetor solar. Pode parecer estranho, mas o sol na neve é muito forte! A luz reflete no branco da neve e pode causar queimaduras na pele e nos lábios. Por isso, não esqueça de levar protetor solar, óculos de sol e hidratante labial. Esses itens são essenciais.
6. Agende o transfer com antecedência
Se você estiver hospedado em Santiago, o ideal é fechar o transfer para o Valle Nevado com antecedência. Assim você evita perrengues e garante mais segurança, já que quem dirige nesses trajetos já está acostumado com as curvas e com a neve. Alguns serviços de transfer incluem até paradas para aluguel de roupas e equipamentos no caminho.
SEGURO VIAGEM: JAMAIS VIAJE SEM
Contratar um seguro viagem é imprescindível para qualquer viagem, principalmente numa viagem que possa envolver riscos. Ter um seguro com cobertura para esportes de inverno faz toda a diferença, principalmente em caso de necessidade médica.
Eu faço o seguro viagem para TODAS as minhas viagens. Independente se o país que eu estou indo obriga ou não. É de extrema importância. Contratar um é sempre uma decisão inteligente. Afinal, imprevistos acontecem, e ninguém quer ter que lidar com despesas médicas em dólar, né? Além de cobrir emergências de saúde, o seguro também protege contra extravio de bagagem, cancelamento de voo e outros perrengues que podem surgir no meio da viagem. Para viajar tranquilo e curtir sem preocupações, eu sempre contrato pelo site da Real Seguro Viagem. A Real tem o melhor custo-benefício, assistência de qualidade e ainda é a primeira comparadora de seguro viagem do Brasil, reunindo os melhores planos das seguradoras mais confiáveis. Neste meu link você ainda ganha DESCONTO fazendo o seu seguro – Faça seu seguro viagem na Real e ganhe desconto
Leia também >> grazisielski.com.br/seguro-viagem-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

O Valle Nevado é um destino mágico, e com essas dicas você já está mais que preparado para viver essa experiência incrível. Espero ter ajudado.
Beijos e até o próximo post!!