Fazer um seguro viagem é quase que OBRIGATÓRIO para uma viagem internacional. Em alguns países (vou explicar neste post) é sim OBRIGATÓRIO.

Sabemos que tem muitas coisas para pensar na hora de organizar uma viagem e uma delas é qual o melhor seguro para o tipo de viagem que estou planejando. Muitos viajantes não se dão conta da importância de fazer um seguro antes de desbravar esse mundão por isso, resolvi escrever sobre este item imprescindível para uma viagem internacional. 

Apesar de não estar nos nossos planos..infelizmente imprevistos podem acontecer e aí entra a necessidade de ter um seguro viagem e que vá cobrir as minhas necessidades. 

O seguro funciona, principalmente, como um plano de saúde temporário. Você escolhe o que quer que cubra, também serve como uma garantia de indenização para várias situações e acidentes. Ele será válido para o CONTINENTE que você for viajar e durante o período em que estiver viajando. A maioria dos países não atende de graça os estrangeiros na rede de saúde e o custo de um tratamento no exterior é altíssimo.  

A minha principal dica é: leia com bastante atenção a apólice do seu seguro viagem para ter certeza que ele está dentro dos requisitos mínimos do país ou países que você pretende visitar.

O QUE O SEGURO COBRE?

Alguns itens básicos que o seguro viagem deve cobrir:

  • Atendimento médico e odontológico;
  • Despesas com medicamentos;
  • Translado médico;
  • Hospedagem após alta hospitalar para tratamento;
  • Reserva de hotel para acompanhante;
  • Passagem aérea de ida e volta para familiar;
  • Remarcação de passagem;
  • Assistência jurídica;
  • Repatriação do corpo em caso de morte;
  • Invalidez permanente parcial ou total por acidente;
  • Extravio de bagagem.

SEGURO VIAGEM X ASSISTÊNCIA DE VIAGEM

Tem diferença entre um seguro viagem e assistência de viagem. Por isso é importante estar por dentro do contrato. Na prática, a principal diferença está em quem vai pagar pelo serviço no momento em que for utilizado. 

SEGURO VIAGEM

Neste serviço é o viajante quem deve arcar com as despesas médicas e depois solicitar o reembolso à seguradora (claro que dentro do limite de valores contratado). Para isso, é preciso apresentar os comprovantes com as despesas, laudos, notas fiscais, medicamentos, etc. Apesar da dor de cabeça, a vantagem é que o viajante pode escolher qualquer lugar para ser atendido, independente de fazer parte da rede conveniada do seguro.

ASSISTÊNCIA DE VIAGEM

Já neste caso o serviço é arcado pela seguradora (também de acordo com o valor do contratado), mas aqui o segurado deve entrar em contato com a empresa antes de utilizar o serviço para que seja indicado um local para que o atendimento seja realizado. É importante saber dessa contratação antes de fechar o serviço.

QUANTO CUSTA UM SEGURO?

O valor depende do continente que você vai e dos dias em que vai ficar viajando. Pode ter certeza que ele sairá bem mais barato do que se precisar ser atendido no exterior. Por mais que muitas pessoas achem que é um dinheiro “jogado fora”, é melhor não correr o risco.

Eu fiz uma simulação da minha viagem, que será na próxima semana, para deixar como exemplo aqui pra vocês. Uma viagem para a Europa de 17 dias – incluindo a data da saída e da volta para o Brasil – o valor total do seguro básico é de R$155,95. Claro que valores maiores ou menores podem ser encontrados, depende da data da cotação, descontos do dia, convênios e etc.

POR QUANTO TEMPO CONTRATAR?

O período mínimo da contratação deve ser feito igual a da simulação acima –  na data do embarque e na data da chegada no Brasil. Mas como imprevistos acontecem, voos atrasam.. por precaução pode contratar por 2 dias depois da data de retorno. Fiz a mesma simulação e a diferença para esses dois dias a mais é de R$18,33. Então vale a pena para evitar dores de cabeça.

SEGURO VIAGEM DO CARTÃO DE CRÉDITO

Algumas bandeiras de cartão de crédito oferecem esse serviço “gratuitamente”, o custo está incluso nas taxas e anuidade do cartão por isso é oferecido para clientes com cartões de categoria Platinum ou até superiores. Mas talvez o seu cartão também ofereça esse serviço então não custa se informar para evitar mais essa despesa. Muitas operadoras exigem que a compra da passagem ou pelo menos a taxa de embarque seja feita com o próprio cartão.

Na maioria das vezes a cobertura do seguro do cartão inclui somente assistência médica. Por isso, é bom verificar antes essas condições e se estará de acordo com o tipo de viagem que você irá fazer.

COMO CONTRATAR UM SEGURO QUE CUMPRA OS REQUISITOS DO TRATADO DE SCHENGEN?

O Tratado de Schengen é um acordo feito entre 26 países da Europa. Ele obriga que os viajantes que entrarem nesses 26 países tenham um seguro de viagem internacional, com um valor mínimo de cobertura de 30 mil euros em assistência médica. É importante ter impresso o seguro para, caso seja pedido, mostre na imigração, e não tenha nenhum problema para entrar no país. 

Países da Europa que exigem seguro viagem: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia e Suécia.

O seguro que for contratado vale para toda Europa e não apenas para um país.

SEGURO PARA ESPORTES RADICAIS

É raro o seguro convencional cobrir acidentes com esportes como esqui, mergulho, snowboard, etc. Por isso, é importante saber exatamente qual esporte será praticado para depois contratar o seguro. Faça uma comparação detalhada entre as principais opções do mercado, se informe antes com a seguradora para evitar problemas na hora do atendimento. É importante escolher o melhor seguro para esses casos que garanta atendimento sem limitações e custos adicionais caso aconteça algum imprevisto. 

QUANTO TEMPO ANTES DA VIAGEM É INDICADO CONTRATAR O SEGURO?

É uma contratação bem simples, pode ser feita pela internet, vários sites (ver os confiáveis) oferecem diversos tipos de seguro viagem então ela pode ser feita até no dia da viagem. Quase todos os contratos têm preços originais em moeda estrangeira, mas é só ficar atento a cotação do dia, que é o que pode interferir no valor.

COMO USAR O SEGURO EM CASO DE EMERGÊNCIA? POSSO ESTENDER O SEGURO?

Espero que essa dica vocês nunca precisem usar, mas caaaaso aconteça uma emergência, o meio mais comum é entrar em contato por telefone e aguardar as instruções da seguradora. Como expliquei acima, existem dois tipos de seguro e isso vai depender do seu contrato.

Se for um procedimento de emergência e você não pode entrar em contato com a seguradora, faça esse contato logo que estiver em condições ou forneça os dados do seguro no local onde estiver sendo atendido.

Uma dica importante é sempre deixar essas informações do seguro com alguém que esteja viajando junto com você ou se estiver viajando sozinho, deixar com algum familiar ou amigo que possa te ajudar.

Se for preciso permanecer no local da viagem para assistência médica, além da data final estipulada no contrato do seguro, o prazo de validade é automaticamente estendido. Porém, o valor da cobertura irá respeitar o que foi contratado inicialmente.

                                                                              VAI VIAJAR? 
                                                                      ENTÃO RESERVE AQUI

Você sabia que se fizer a sua reserva com um link aqui eu recebo uma pequena comissão? 
Você não paga NADA a mais e ainda me ajuda a manter o blog.
Faça a sua reserva por aqui!!

Hospedagem: Booking
Seguro viagem: Real Seguro Viagem

Espero ter ajudado com essa dica e que você embarque tranquilo e curta muito sua viagem. 

Beijos e até a próxima.

 

1 comentário

Deixe seu comentário