Esse certamente é o segundo passo mais importante após a compra da passagem aérea – encontrar uma hospedagem que te agrade e caiba no seu orçamento. Neste post vou te ensinar algumas formas mais econômicas para se hospedar, que foge do tradicional – hotel. 

Escolher a hospedagem ideal para a sua viagem depende muito do que você está procurando e com quem vai viajar. Quando eu viajo sozinha, por exemplo, gosto de ficar em hostel. Além de ser uma opção barata, também me dá a chance de conhecer pessoas e culturas diferentes – sempre faço amizades. Mas se a viagem for em grupo, quem sabe reservar um apartamento ou casa seja a melhor alternativa. 

Como na compra da passagem aérea, reservar uma hospedagem precisa de uma certa antecedência. Lembre-se, quanto antes você reservar mais opções vai encontrar. Mais fácil de acompanhar as promoções e encontrar uma hospedagem que tenha uma boa localização e preço. 

7 TIPOS DE HOSPEDAGENS ECONÔMICAS 

1. Hostel 

como escrevi, o hostel é uma boa alternativa para quem viaja sozinho e gosta de fazer amizades. Existem muitos hostels M-A-R-A-V-I-L-H-O-S pelo mundo. Pra isso, você precisa tirar um tempinho para pesquisar, olhar a localização, as avaliações – o que os clientes falam sobre ele. Existem quartos privados, quartos só para mulheres e quartos coletivos.O legal é que muitos hostels oferecem café da manhã. Mas se não tiver, você pode fazer sua própria comida também. A ideia dessa hospedagem, além de ser mais econômica, é fazer com que os viajantes se conheçam e troquem experiências. 

quarto de hostel que fiquei em Porto
quarto de hostel que fiquei em Paris

Leia também:  dicas para se hospedar em hostel 

2. Airbnb

Essa opção é para você que quer alugar um apartamento ou casa – ótimo para quem viaja em grupos. O site permite que você reserve apenas uma parte do local ou ele inteiro. Na plataforma você consegue selecionar algumas de suas “exigências” como por exemplo, que aceite pet, tenha piscina ou churrasqueira. Você consegue selecionar também a quantidade de quartos.

Site: http://airbnb.com.br

3. Hotel Tonight

Funciona muito bem para reservas em cima da hora. Todos os dias, ao meio dia, a plataforma libera hotéis disponíveis. Você encontra desde hotéis de luxo até os mais simples – com uma diária com valor menor. Os hotéis que têm convênio com o hotel tonight e que não lotam, disponibilizam os quartos no site com um preço bem mais baixo. Você consegue fazer a reserva com alguns dias de antecedência.

Site: hoteltonight.com 

print hotel tonight

4. Couchsurfing

Uma forma de hospedagem gratuita disponível em todos ou quase todos os países do mundo. Significa “surfar em sofás”. Você se hospeda na casa de alguém – também cadastrado na plataforma, sem pagar nada. Você faz o cadastro no site (qualquer um pode participar), criar um perfil e preencher honestamente seus dados. Quanto mais completo for o seu perfil melhor. Essa experiência vai além de economizar com a hospedagem, é uma maneira de conectar viajantes, de conhecer e viver a cultura local e claro, fazer amizades. Não esqueça de respeitar as regras da casa e ser organizado. 

É uma troca – converse, apresente também a sua cultura. É super educado no final da sua hospedagem você deixar uma lembrancinha (pode levar do Brasil) ou até pagar um jantar para seu host. 

Apesar de ser uma plataforma segura, é sempre importante você passar as informações para familiares ou amigos, como endereço, onde irá se hospedar e quem é o anfitrião.

Site: www.couchsurfing.com

5. Voluntariado

Nessa opção, você troca suas habilidades por estadia. As ofertas são em pousadas, ONGs, comunidades, hostels, casas de família e também em projetos ecológicos. 

Você trabalha algumas horas na semana em troca de hospedagem – não paga mais nada pela acomodação e dependendo do tipo de combinado e das horas trabalhadas você ainda consegue negociar alimentação e um dinheirinho extra. Geralmente os “contratos” são de 3 a 5 horas por dia (com 1 a 3 folgas por semana). Existem algumas plataformas, uma das mais conhecidas é a Worldpackers Brasil, essa cobra uma taxa anualmente e você pode usar quantas vezes quiser nesse um ano. Essa taxa é para firmar um compromisso entre o viajante e o anfitrião. Outra plataforma é a Workaway, uma das mais antigas de voluntariado, está disponível em 170 países. O voluntariado é uma boa alternativa para quem quer ficar bastante tempo vivendo a experiência de um país. Como é um trabalho voluntariado você não precisa ter visto de trabalho para morar. 

Sites: www.worldpackers.com e www.workaway.info

print site Worldpackers

6. Bed & Breakfast 

Definição: cama e café da manhã. Você paga por uma cama na casa de um habitante local, com direito ao café da manhã. Essa opção pode chegar a ser até 30% mais barata do que hotel. Essa forma de hospedagem é ideal para quem busca algo mais informal e também quer economizar. 

B&B nasceu na Irlanda e se expandiu para outros países e ganhou força até aqui no Brasil.

Você pode selecionar Bed & Breakfast em um site de pesquisa de hospedagem, como o booking, ou também existem sites próprios para isso, como o HomeStay.

print site Booking

7. House Sitter

Portais reúnem pessoas que vão sair por um tempo de suas casas e precisam de alguém para cuidar do local por esse período. Você cuida da casa de alguém de graça em troca de algumas tarefas. Como por exemplo, cuidar do animal de estimação.  Para se cadastrar em alguma dessas plataformas é preciso pagar uma taxa anual. 

print site House Sit Match
print site Trusted House Sitters

Sites House sitter: 

www.trustedhousesitters.com

www.housecarers.com

www.mindmyhouse.com

www.housesitmatch.com 

Curtiu essas dicas? Espero ter ajudado 

Até o próximo post 😉

 

Deixe seu comentário