PASSEIOS DE GRAÇA PARA FAZER EM GRAMADO – DICAS PARA UM FIM DE SEMANA

Para muitos, Gramado é sinônimo de custo alto. Mas nesse post vou te mostrar que é possível sim, viajar pra essa cidade gaúcha, conhecer muitos lugares e gastar pouco. Separei uma programação que dá para fazer em um fim de semana e todos de graça. 

AV. BORGES DE MEDEIROS

É uma das principais ruas de Gramado. É onde acontecem importantes eventos e atrações, onde têm a grande maioria das lojas e restaurantes. É um shopping a céu aberto. A rua é muito charmosa. Atrações importantes que estão na Borges de Medeiros: Palácio dos Festivais – onde acontece o Festival de Cinema, a rua Coberta, a Igreja São Pedro, a Casa do Colono, as lojas de chocolate artesanal e muito mais. 

RUA COBERTA

Um espaço que reúne ótimos restaurantes, bares, cafés e lojas. Como o próprio nome já diz, é uma rua coberta, por isso é uma ótima opção para dias de chuva. Na época do Festival de Cinema é onde fica o tapete vermelho que liga ao Palácio dos Festivais. Também é um point de encontro. 

Rua Coberta no Natal

IGREJA MATRIZ DE SÃO PEDRO

É uma igreja com uma arquitetura muito bonita, toda de pedra. Não é por acaso que é um dos pontos turísticos mais visitados e fotografados de Gramado. Na frente tem um jardim florido e 12 estátuas dos apóstolos. Perto dela também um dos famosos termômetros. A igreja fica na Av. Borges de Medeiros.

Termômetro e Igreja Matriz no fundo

FONTE DO AMOR ETERNO

Um dos lugares mais românticos da cidade. Casais apaixonados prendem cadeados com as iniciais dos nomes e jogam as chaves na fonte. Ela chama a atenção pelos cadeados coloridos. Você pode levar o seu ou comprar um em uma das lojinhas ali perto. A fonte foi inspirada na famosa Fontana de Trevi, na Itália. Fica ao lado da Igreja Matriz.  

Fonte de Amor Eterno

RUA TORTA

O nome mesmo da rua é Emilio Sorgetz. Ela chama a atenção pela forma sinuosa e lembrar uma das famosas ruas de San Francisco na Califórnia – a Lombard Street. A rua está sempre movimentada de turistas, então se você quer passear por ela sem ninguém para garantir uma boa foto, o ideal é ir bem cedo. 

Rua Torta

PRAÇA DAS ETNIAS 

Em frente a Rua Torta fica a Praça das Etnias. Você vai encontrar três casas com a arquitetura e estilo de seus colonizadores. A casa italiana, a casa portuguesa e a casa alemã (que é a Casa do Colono). Na Casa do Colono, tem muitas delícias artesanais. Se estiver com fome, o pãozinho ou a cuca são ótimas pedidas. No Natal, a praça fica ainda mais linda – toda decorada. 

LAGO JOAQUINA RITA BIER

É um lago artificial que fica no centro de Gramado. O local é muito usado por pessoas que querem caminhar, bater papo ou admirar o pôr do sol. O Lago Joaquina Rita Bier é um local importante pra cidade pois é uma homenagem a uma das precursoras da divisão de terrenos em Gramado. O local também é destaque no Natal, quando recebe um dos principais espetáculos.

ESTÁTUA DO KIKITO

É um dos grandes símbolos da cidade. O Kikito é o troféu do Festival de Cinema, a estátua representa o Deus do bom humor. A estátua fica na rótula das bandeiras – praça onde ficam hasteadas as bandeiras de todos os estados brasileiros, perto do Lago Joaquina Rita Bier. 

ESPAÇO TÔ DE FÉRIAS

Um local para quem gosta de fotos instagramáveis na Av. Borges de Medeiros. São mais de 20 cenários fotográficos em uma casa de dois andares. Em cada um deles tem uma foto demonstração ao lado com as regras e dicas para que você possa se inspirar. São cenários divertidos e diferentes. E o melhor.. é de graça. Funciona diariamente das 10h às 22h. 

Espaço tô de férias

LAGO NEGRO

É um dos pontos turísticos mais conhecidos de Gramado. É um ótimo passeio para fazer com a família em uma tarde agradável. Fica aberto 24 horas. O lago é famoso pelos pedalinhos em formato de cisne. A entrada no lago é de graça, paga apenas se quiser andar nos pedalinhos. 

ALEMANHÃ ENCANTADA

Fica quase em frente ao Lago Negro. O local resgata a cultura alemã e foi inspirado nos contos infantis dos Irmãos Grimm. Há espaços temáticos como a Torre da Princesa, que imita a torre da Rapunzel (essa atração é paga). Do alto da torre dá para ter uma vista panorâmica do lago. Também tem loja de souvenirs e restaurante com culinária alemã.

VISITAR UMA FÁBRICA DE CHOCOLATE

Um passeio que os chocólatras de plantão vão amar. Os chocolates de Gramado além de famosos, são deliciosos. Na Prawer, o passeio à fábrica de chocolate é gratuito e você conhece o processo de fabricação. A Prawer é a primeira fábrica artesanal de chocolates do Brasil. Infelizmente, por causa da pandemia as visitações estão suspensas.

O Paradouro Florybal – loja de chocolate, tem decoração temática e também um deck com a principal vista do Vale do Quilombo. Fica na Av. das Hortênsias. 

Paradouro Florybal

PÓRTICOS DE GRAMADO

Quem chega a Gramado já é surpreendido com a arquitetura dos pórticos. A cidade tem dois nas entradas. Um deles é por quem chega via Nova Petrópolis e o segundo é via Taquaras. O mais fotogênico é o pórtico via Nova Petrópolis, construído em pedra com detalhes em lambrequim e na frente um jardim florido impecável chama a atenção.

DICA EXTRA
Essa dica é para economizar na alimentação e em atrações pagas. Os sites: Tche Ofertas, Peixe urbano, La Iguana, Laçador de Ofertas oferecem alguns descontos, vale sempre dar uma conferida. 

 

Deixe seu comentário