10 DICAS PARA COMPRAR PASSAGEM AÉREA MAIS BARATA

Comecei 2021 com aquela dica BOMBÁSTICA, que todo mundo ama e me pergunta – “como comprar uma passagem aérea barata?” Quem viaja bastante sabe que encontrar a melhor passagem precisa ter PACIÊNCIA e PESQUISAR, mas claro que alguns macetes ajudam e eu vou te revelar 10 deles.

Antes de sair por ai pesquisando, você deve saber quanto normalmente custa a passagem que você procura. Porque ai você saberá quando o valor dela diminuir. 

1. FLEXIBILIDADE

Quanto mais você for flexível com datas e horários, mais chances vai ter de encontrar. O segredo para viajar barato é viajar quando os outros passageiros não estão viajando. Se você só pode viajar nas sextas-feiras, a tendência é que seja mais caro por conta da procura por passagens nas sextas. É quando as pessoas mais viajam. A mesma coisa no domingo. 

O horário também conta. De madrugada é um horário que geralmente as pessoas não curtem muito viajar. Tente apostar neles. 

2. EMBARQUE NAS TERÇAS, QUARTAS OU QUINTAS 

Como falei, busque passagens nos dias em que as pessoas menos viajam. E no meio da semana pode ser um tiro certeiro. Terça, quarta ou quinta geralmente têm os melhores preços para você embarcar. Também são os dias em que as companhias aéreas abrem mais para as promoções. 

print site da Gol

Viajar nos sábados também pode ser uma boa opção, pelo menos tende a ser mais barato que no domingo. 

Já nos voos internacionais essa estratégia pode mudar de empresa para empresa. 

3. FUJA DOS FERIADOS E DA ALTA TEMPORADA

Esse é o período em que todos querem viajar. A tendência é que os preços fiquem nas alturas. Evite essas épocas – feriados nacionais e férias escolares (lembrando que a época das férias escolares muda de país para país. No Brasil, é janeiro, julho e dezembro). Não só as passagens aéreas ficam mais caras na alta temporada.

4. CRIE ALERTAS DE PREÇOS

Existem diversos sites e app buscadores de passagens aéreas (falo muito deles no meu instagram @grazisielski), que te ajudam. Tire um tempinho todos os dias para pesquisar e vê se encontra algo diferente do que tem pesquisado (como já disse aqui, o negócio é cansar os dedinhos e pesquisar – uma hora você vai encontrar). 

Crie alertas nesses sites para você receber notificação de quando a passagem aérea que você procura estiver mais barata. 

print site Skyscanner

 

5. COMPRE COM ANTECEDÊNCIA, MAS NÃO MUITA

Provavelmente quem comprar com muita antecedência vai pagar mais caro. O período ideal é, no máximo, 6 meses – mais do que isso, você não vai encontrar promoções. E no mínimo 30 dias antes do embarque. 

Essa antecedência muda para voos na alta e na baixa temporada.

Voos Nacionais:

Baixa temporada: de 30 a 40 dias
Alta temporada: de 60 a 90 dias

Voos Internacionais: 

Baixa temporada: de 30 a 60 dias
Alta temporada: de 60 a 120 dias

Esses prazos são para você ter uma ideia do momento ideal para comprar, não são datas exatas. 

6. LIMPE OS COOKIES DO COMPUTADOR 

Já teve alguma vez que você estava pesquisando uma passagem aérea e quando foi ver o valor dela já tinha aumentado? Pois é, as companhias aéreas utilizam os cookies do seu computador para subir o valor da passagem que você procura com frequência. 

Talvez você não saiba, mas as suas pesquisas dizem muito sobre o que você procura. Quando apagamos os rastros do computador, as empresas não conseguem identificar no que estamos interessados. Você também pode fazer a pesquisa no modo anônimo. 

Porém, o mais ideal ainda é usar a navegação em VPN – Virtual Private Network”. 

7. NÃO TENHA UM DESTINO DEFINIDO

Parece estranho né? Mas quando você não tem um destino definido te deixa aberto a comprar uma passagem que esteja na promocão para qualquer lugar. Para isso, você precisa ter um app que notifica sobre as promoções (nacionais e internacionais). Todos os dias eu recebo diversos alertas. Então se você encontrar uma passagem aérea perfeita para as suas férias, compre! Ela pode esgotar muito rápido. 

8. AEROPORTO ALTERNATIVO

Tente procurar por aeroportos próximos a cidade que você deseja conhecer. Algumas vezes voar até uma cidade próxima ao seu destino pode ser uma boa solução para reduzir custos. 

Exemplo: uma passagem para Fort Lauderdale vai ter um preço diferente de uma para Miami. E as duas cidades ficam próximas – cerca de 50 km. Pesquise para os dois lugares antes de comprar. 

9. DESCER NA CONEXÃO

Esse truque as companhias aéreas odeiam, mas pode funcionar muito bem. As vezes, a passagem aérea que você quer está cara, aí você encontra outra passagem que faz conexão no lugar em que você deseja descer e a passagem é mais barata.

Vou dar um exemplo: a passagem SP – FLN pode ser mais cara do que SP – POA com conexão em FLN. Você compra com conexão em Floripa e desce nessa parada. 

Alguns pontos para ter ATENÇÃO: 

  • Só vale para um voo de ida. Se você descer na conexão durante a ida, em um voo de ida e volta, sua volta será CANCELADA. 
  • Você precisa levar a bagagem a bordo. Nesse caso, você não pode despachar sua mala. Se despachar, ela irá parar no destino final. 

10. INSCREVA-SE EM PROGRAMA DE MILHAGEM

Aproveite as ofertas de programas de fidelidade. Os pontos e milhas são grandes aliados dos viajantes. Você pode assinar um programa de milhagem ou acumular pontos no cartão de crédito e depois emitir a passagem aérea só pagando o valor da taxa de embarque. Escolha um programa de milhagem para juntar suas milhas. Se você ainda não escolheu um e está na dúvida, espere uma promoção para você migrar. Por exemplo: “Smiles oferece até 110% de bônus nas transferências de pontos de cartões de crédito”. 

Para você ter em mente quanto valem as milhas: 10 mil milhas equivalem a R$300. 

Essas são as minhas dicas para você encontrar a melhor passagem aérea. Espero ter te ajudado nessa “missão”.

Me siga também nas redes sociais: @grazisielski  e Facebook grazisielskiblog

PLANEJANDO UMA VIAGEM?
Faça sua reserva pelo meu Booking.
Não esqueça do Seguro Viagem 
Reservando por aqui você não vai pagar NADA a mais por isso e ainda estará ajudando a manter
o blog!!!

Beijos e até o próximo post ♥

Deixe seu comentário