ROTEIRO DE 3 DIAS EM ISTAMBUL: O QUE FAZER, DICAS, ONDE ME HOSPEDEI E MUITO MAIS

Apesar de muitos acharem, Istambul NÃO é a capital da Turquia, mas é a cidade mais importante e conhecida do país. É a única no mundo, situada em dois continentes – Europa e Ásia, e isso é fascinante. Pensar que você pode estar em dois continentes, quase que ao mesmo tempo, é muita doideira. O Estreito de Bósforo é o canal que separa o lado oriental do ocidental, no post vou escrever sobre esse passeio imperdível.

Vale destacar, que na época que eu fui, dezembro de 2017, a lira turca (moeda local) estava valendo a mesma coisa que o real. Então foi uma viagem barata de se fazer.

Se os seus dias estão contadinhos em Istambul esse post é pra você aproveitar ao máximo essa cidade mágica!

DO AEROPORTO SABIHA GOKÇEN PARA A CIDADE

O aeroporto Sabiha Gokçen fica cerca de 40 km do centro. Passei um certo perrengue, porque não tem Wi-fi disponível, como na maioria dos aeroportos da Europa, e o chip de internet que eu tinha comprado não estava funcionando. Graças ao povo que é super hospitaleiro consegui chegar no hotel. E de primeira, a generosidade das pessoas já fez eu amar logo de cara a cidade. De início a gente desconfia, mas depois percebe que é comum eles ajudarem os turistas.

O transporte público para sair do aeroporto é ônibus, claro que você também pode pegar taxi ou Uber, ou até mesmo transfers,  mas como sou raiz kkkkkk fui de ônibus mesmo. É suuuper tranquilo. O nome da empresa de ônibus que te leva até o centro de Istambul é HAVABUS, fica bem na frente da saída do aeroporto (ônibus branco). Paguei 15 TL (liras turcas).

SOBRE O HOTEL

Me hospedei no Taksim The Peak Hotel no bairro Beyoglu. Ótimo hotel e ótima localização. Preço também é muito bom. Recomendo!!

Hoje uma diária para 2 pessoas custa em média R$192 – Faça sua reserva no The Peak Hotel

DIA 1 – Mesquita Azul, Santa Sofia, Grand Bazaar

Primeiro dia tirei para passear e conhecer o bairro histórico Sultanahmet –  é o mais antigo. Vá com calçado confortável e faça tudo a pé. Além de ser bem próximo, esse é o melhor jeito de conhecer a cidade.  Em Sultanahmet é onde ficam os dois principais monumentos de Istambul – Mesquita Azul e Santa Sofia. Localizados uma de frente para a outra.

Antes de explorar as mesquitas parei para almoçar. Perto têm vários restaurantes, é só escolher um que te agradar. Entrei em um sem indicação mesmo. Escolhi o Pasha. Comi um salmão com salada, bem saboroso e tomei uma cerveja turca a Efes Pilsen, também muito boa.

Comecei o passeio pelo Hipódromo, construído em 203 d.C.  No local, restam ainda o Obelisco de Teodósio, a Coluna Serpentina, o Obelisco de Constantino e a Fonte do Kaiser Wilhelm II.

obelisco Istambul
obelisco Istambul

Do lado tem a Mesquita Azul – a mais importante da cidade. É muito procurada por muçulmanos. É a única em Istambul com seis minaretes – torres de onde se ouve o Adhan. Adhan é a citação do alcorão cantando em alto falante, uma espécie de chamada para as orações.

Mesquita Azul

A mesquita é enorme e é possível visitá-la fora do horário das orações. Não esqueça de ir com roupa adequada.  As mulheres precisam esconder o cabelo e todos tiraram os sapatos para entrar.

proibido entrar com sapatos
Mesquita Azul por dentro

Santa Sofia ou Hagia Sofia foi fundada inicialmente como uma catedral, depois foi transformada em uma mesquita. Quando A Blue Mosque foi construída, a Santa Sofia sofreu uma nova transformação e virou um museu. Só em 2020 ela voltou a ser mesquita.

Santa Sofia
Santa Sofia de fundo

Entre as mesquitas tem o bar/restaurante Seven Hills, um local bem agradável – estilo rooftop, com uma vista incrível para as mesquitas. Se conseguir conciliar, vá fim de tarde para ver o pôr do sol.

Vista do Seven Hills
Vista do Seven Hills para a Mesquita Azul

Perto das mesquitas está o Grand Bazaar – a pé leva uns 15 minutos. O Grand Bazaar – espaço enorme para compras com mais de 4 mil lojas, criado no século 15. Onde você encontra os mais variados produtos turcos – tapetes, jóias, souvenires, doces, tecidos, luminárias, roupas, narguiles.. uma infinidade de coisas, principalmente produtos relacionados a cultura local. Só não esqueça de barganhar/pechinchar MUITO.

Grand Bazaar
Grand Bazaar

Na primeira noite jantei no 360 Istambul. Um restaurante/bar onde tem uma vista panorâmica da cidade. É sensacional. A comida também é deliciosa e os atendentes atenciosos. Durante o jantar têm apresentações e DJ, que deixam o ambiente mais descontraído. Valeu muito a pena, por isso eu indico caso queira ter uma noite especial.

Restaurante 360
Vista restaurante 360
restaurante 360
restaurante 360

DIA 2 – Lado Asiático

O lado asiático é o que abriga o maior número de habitantes, mas é o menos visitado pelos turistas. Confesso que essa era uma das partes mais aguardadas da viagem. PRIMEIRA VEZ A PISAR NO CONTINENTE ASIÁTICO ♥   E que doideira pensar que uma hora você está na Europa e na outra na Ásia.

Eu estava muito feliz e realizada

É o Estreito de Bósforo que divide Istambul e os continentes europeu e asiático. E para chegar no lado asiático você precisa atravessá-lo.

COMO CHEGAR NO LADO ASIÁTICO DE ISTAMBUL?

Você precisa atravessar de ferry (é rápido, cerca de 20 minutos) A estação é Eminonu e desembarcar em Kadikoy – última parada.

estação Kadikoy
ferry
Istambul – lado asiático
ruas de Istambul – continente asiático

Explore o comércio, mercados. Há muitos artigos da cultura local e souvenirs. Você pode encontrar até por um preço muito mais em conta.

Feiras em Istambul – lado asiático

É legal você comparar a diferença das duas regiões – um lado é exótico e conservador e com a cultura oriental, no outro  moderno, tradicional e cultura ocidental.

O que mais me chamou a atenção e achei curioso foi quando entrei em um banheiro. O vaso sanitário ao estilo turco. É totalmente no chão e você precisa se abaixar. Depois fui pesquisar para entender porque era assim e tem uma explicação para a cultura muçulmana. Facilita para as mulheres que estão de burca. Com a minha falta de habilidade não consegui usar kkkkkkk Eu só vi do lado asiático, mas pode ser que tenha no lado europeu também. Alguém já viu?

Bacia Turca

O lado do continente asiático é mais residencial, com menos atrações históricas. Tem seu charme. Por isso você não precisa separar mais do que um dia para explorá-lo.

Se possível, reserve o retorno para o continente europeu no fim do dia, assim você vai apreciar um belíssimo pôr do sol no Estreito de Bósforo.

Estreito de Bósforo
Estreito de Bósforo

DIA 3 – Distrito de Beyoglu, Taksim, Terkos Pasaji e Torre de Gálata

É um grande calçadão que se estende da praça Taksim à praça Tunel. Ao longo da avenida há comércio. Centenas de lojas, entre marcas turcas e internacionais, além de restaurantes, cafés, entre outros. A avenida Istiklal é a mais popular de Istambul. É destinada apenas a pedestres e ao charmoso bondinho antigo. Está sempre movimentada – dia e noite. Quando anoitece vários bares se transformam em baladinhas. Uma boa opção que junta compras e entretenimento.

comércio local

Terkos Pasaji é um dos vários complexos comerciais em Beyoglu. Lá você vai encontrar roupas com ótimos preços, réplicas e originais.

Terkos
Terkos

Você pode incluir nesse dia a Torre de Gálata, que fica lá perto. Considerada uma das torres mais antigas do mundo e um dos símbolos de Istambul. Subindo.a torre você terá uma das melhores vistas da cidade. No topo, há um café e um restaurante que oferece um jantar com show de música e dança turca. A entrada na torre é cobrada – 30 Lira Turca = cerca de R$20.

Torre Gálata

PRECISA DE SEGURO VIAGEM PARA ENTRAR NA TURQUIA?

O seguro viagem não é obrigatório para entrar na Turquia, mas ele é necessário para qualquer viagem internacional. É aquela velha história, a gente paga pra não usar. Pode te evitar muita dor de cabeça.

Quer saber mais? Leia esse post Tudo sobre seguro viagem

PLANEJANDO UMA VIAGEM PARA TURQUIA?
Faça sua reserva pelo meu Booking.
Não esqueça do Seguro Viagem 
Reservando por aqui você não vai pagar NADA a mais por isso e ainda estará ajudando a manter
o blog!!!

Gostou? Então não deixe de me seguir também no instagram @grazisielski. Tem essas e outras dicas salvas nos destaques!!

Beijos e até o próximo post!

Deixe seu comentário