Ao fazer o planejamento de uma viagem internacional, é de extrema importância saber quais documentos são exigidos para entrar no país que você quer visitar. Alguns exigem visto, outros vacinas, alguns apenas o seu documento de identidade. Se você está organizando essa viagem, então este post é pra você!! Você vai ficar sabendo quais documentos vai ter que levar. 

Para te ajudar nessa tarefa, listei os principais documentos que você precisa antes de embarcar para uma viagem!! 

RG E CPF

Os brasileiros podem viajar pelos países que formam parte do Mercosul, utilizando apenas a carteira de identidade em bom estado de conservação. Recomenda-se que o documento tenha menos de 10 anos e a foto seja recente. 

PASSAPORTE

É necessário fazer o passaporte na Polícia Federal, exceto se vai visitar países com acordo do Mercosul. 

Para tirar o passaporte é necessário preencher alguns dados no site da PF, efetuar o pagamento das taxas e aguardar o documento ficar pronto. Vale ressaltar que após o vencimento, não é possível renová-lo, apenas emitir um novo.

Atenção para a validade do passaporte. Ele precisa ser válido, no mínimo, 6 meses após o embarque. 

VISTO

É um carimbo emitido pelas embaixadas, consulados ou autoridade de imigração de cada país. Em alguns, como é o caso dos Estados Unidos, o visto precisa ser solicitado com antecedência, no seu país. Na Europa, por exemplo, o visto é feito logo no seu desembarque. 

Fique atento e procure saber com antecedência a exigência do destino que você vai.

vistos no passaporte

CERTIFICADO DE VACINAÇÃO

Essa é uma exigência de alguns países. Veja se o local que você planeja visitar precisa de alguma vacina.  

A África do Sul, Indonésia, Maldivas e Panamá, por exemplo, solicitam a comprovação da vacina contra a febre amarela. No site da Associação Brasileira de Agências de Viagens tem a lista dos países que exigem a vacina. 

COMPROVANTE DE HOSPEDAGEM

Este pode ser um fator decisivo na hora de autorizarem a sua entrada ou não. é importante estar com documentos que comprovem a sua estadia no local. Esteja com a reserva da sua hospedagem impressa ou se for ficar na casa de parente ou amigo é bom que ele faça uma carta convite na língua do país. Esteja com ela impressa. 

Quando eu morava em Londres, na Inglaterra, em 2012, precisei fazer esta carta para meu pai e meu irmão me visitarem, mas todas as vezes que eu viajei para Europa e fiquei na casa de familiares, nunca me pediram. 

PASSAGEM DE IDA E VOLTA

É sempre importante ter o bilhete aéreo, de ida e volta, impresso para comprovar que sua intenção não é a de morar no país e sim de apenas visitar. Por isso, muitas vezes eles pedem as passagens de ida e volta para se certificar que você não irá ficar por lá. 

SEGURO VIAGEM

O seguro viagem é quase que OBRIGATÓRIO para uma viagem internacional, mas para  alguns países ele é sim OBRIGATÓRIO.

O seguro funciona, principalmente, como um plano de saúde temporário. Ele será válido apenas para o CONTINENTE que você for e durante o período em que estiver viajando. A maioria dos países não atende de graça os estrangeiros na rede de saúde e o custo de um tratamento no exterior é altíssimo.

Neste post: tudo sobre seguro viagem tem as informações que você precisa saber antes de contratar esse serviço. 

PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR (PID) 

A permissão funciona como uma carteira de motorista internacional, só pode ser solicitada por condutores que já possuem CNH. O documento precisa ser solicitado no Detran. 

Se o objetivo da sua viagem é alugar um carro, pesquise se a sua CNH pode ser usada. Algumas cidades da Itália, África, etc… podem exigir a PID no momento da retirada do veículo. 

CARTA VERDE

Este documento é obrigatório para quem vai fazer uma viagem de carro para os países que tem acordo com o Mercosul. É um seguro que protege terceiros afetados por acidentes de trânsito.

Vai fazer esse tipo de viagem? Leia este post: tudo sobre a carta verde

COMPROVANTE DE RENDA

Alguns países pedem que você comprove que tem renda suficiente para viajar. Então, junto com seus documentos não custa deixar um extrato bancário atualizado e uma fatura do seu cartão de crédito. O que os oficiais querem ter certeza é se você vai ter dinheiro para viajar, gastar e retornar para o seu país. 

Ainda não estamos podendo fazer nenhuma viagem internacional, mas espero que este post te ajude a  planejar as futuras viagens!!
Beijos e até a próxima.  

 

Deixe seu comentário