O QUE FAZER EM TREZE TÍLIAS: COMIDA TÍPICA, PONTOS TURÍSTICOS, CERVEJARIAS, ONDE ME HOSPEDEI E MUITO MAIS.

Treze Tílias é a cidade mais austríaca da Brasil. Está localizada no Meio Oeste de Santa Catarina. A cerca de 420 km de Florianópolis. 

A maioria dos imigrantes veio da região do Tirol, por isso o município é chamado de Tirol Brasileiro. Os primeiros imigrantes chegaram em 13 de outubro de 1933 e fundaram a colônia austríaca ‘Dreizehnlinden’ (Treze Tílias), em homenagem ao livro de um poeta preferido de Andreas Thaler – o então ministro da Agricultura da Áustria e colonizador de Treze Tílias.

Livro que originou o nome da cidade

Até hoje a cultura austríaca é muito forte. No dialeto, na gastronomia, nas danças, cultura, nas roupas e também na arquitetura.

Uma das tradições herdadas dos imigrantes, que também chama a atenção, são as esculturas em madeira. Tanto é que Treze Tílias leva o título de “Capital Catarinense dos Escultores e Esculturas em Madeira”. A família de Andreas Thaler é de escultores. Inclusive, caminhando pelo centro é possível ver diversas oficinas e lojas com o sobrenome Thaler.

TREZE TÍLIAS: O QUE FAZER NA CIDADE MAIS AUSTRÍACA DO BRASIL

1. PORTAL DE ENTRADA

A cidade é um charme, muito bonita e organizada. Logo na entrada já dá pra observar pelo portal. A maioria das construções segue o estilo Tirolês, com detalhes nas sacadas, floreiras e em madeira. O que dá um charme a mais pra cidade. Antigamente havia um incentivo municipal do IPTU para quem construía nesse estilo. Hoje não existe mais. 

Portal de Entrada

2. MUSEU ANDREAS THALER OU CASTELINHO 

Serviu como moradia para a família de Andreas Thaler. Hoje funciona um museu com um grande número de objetos e utensílios que retratam a história da imigração. A casa se tornou museu após o falecimento de um filho de Andreas Thaler que ainda residia na casa. Após o ocorrido, o castelinho foi doado para a prefeitura. É um dos passeios mais ricos em cultura e história para se fazer. 

Ingresso: Colaboração voluntária. 

Museu
a história da cidade é contada no museu
cozinha foi preservada

3. IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Localizada no coração da cidade – em frente a Praça Andreas Thaler. A igreja típica austríaca foi construída em 1935. No interior há muitos detalhes em madeira, foram os artesãos da cidade que esculpiram os santos, bancos e portas.

Igreja Matriz

4. PRAÇA ANDREAS THALER

Uma das praças mais lindas e super fotogênica. Com um lindo jardim! Fica entre a igreja e a prefeitura. Alguns monumentos: homenagem aos 85 anos da cidade e a estátua de Andreas Thaler. Tem também um enorme chafariz em forma de cascata. 

Praça Andreas Thaler

5. PREFEITURA

Fica em frente a praça Andreas Thaler. O próprio edifício que abriga a prefeitura é um atrativo turístico. A construção é de 1988 e segue o estilo tirolês. 

prefeitura

6. PARQUE DO IMIGRANTE

O Parque do Imigrante é uma homenagem aos austríacos. O lago tem uma ilha no formato do mapa da Áustria e também tem 9 bandeiras que fazem referência aos estados do país. É um local para descansar, ficar em contato com a natureza, fazer trilhas, picnic, e para orações também, tem uma capela.

Parque do Imigrante – Lago com as 9 bandeiras dos estados da Áustria

7. MUNDO TIROLEZ

Maior loja austríaca do Brasil. Não é só uma loja, também é uma atração pra quem visita a cidade e quer conhecer mais da cultura austríaca e levar uma lembrança para casa. 

8. PARQUE LINDENDORF

um dos pontos turísticos mais visitados. Tem restaurantes, trilhas e animais –  como capivaras, ovelhas e avestruz. Um dos destaques é a Minicidade, onde foram reproduzidas as principais construções de Treze Tílias. 

Indico almoçar no restaurante para experimentar a comida típica. 

A entrada no parque é R$70 com almoço livre. Se for fazer somente a visita no parque fica R$15. 

GASTRONOMIA TÍPICA

Quem vai à Treze Tílias não pode deixar de provar as deliciosas comidas típicas e visitar as cervejarias da cidade. O que mais vai encontrar na gastronomia local: knödel (bolinho à base de pão e ovos), o spaetzle (massa similar ao nhoque), joelho de porco, salsichão com mostarda, Schnitzel, Goulasch, Chucrute e Apfelstrudel.

Apfelstrudel

As Cervejarias seguem os rigorosos padrões alemães de fabricação de cervejas – Lei da Pureza Alemã, que é de 1516. Institui que a cerveja deve ser fabricada com apenas 3 ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo.

CERVEJARIA DB

DB é uma abreviação de Dreizehnlinden Bräu (em alemão), no português significa Cervejaria Treze Tílias.  A cervejaria iniciou os trabalhos em 2016 e hoje conta com 6 estilos de cervejas – Munich, Dunkel, Weiss, Hop Lager, Dray a Hop e Dopplelbock. É possível fazer a visitação na fábrica – de graça, que fica dentro do Stube Restaurante. Inclusive, indico comer no Stube. O atendimento é ótimo e a comida típica é deliciosa. 

Fábrica Cervejaria DB
Schnitzel servido no Stube Restaurante

Outro motivo para visitar o Stube, eles criaram o primeiro auto-atendimento de chopp 24 horas do Brasil. A ideia é genial e merece ser compartilhada. 

CERVEJARIA BIERBAUM 

A cervejaria mais famosa da cidade. Significa Árvore de Cerveja. Foi fundada em 2004 e já recebeu diversos prêmios de melhor cerveja artesanal. Experimentamos diversos chopes – abacaxi, tradicional e de uva. Todos aprovados! A fábrica ficava ao lado do restaurante Edelweiss, mas eles estão montando uma nova fábrica, em outro local, que ainda não está aberto para visitação. 

Cervejaria Bierbaum

ONDE ME HOSPEDEI EM TREZE TÍLIAS

Fiquei hospedada no Hotel Vila dos Alpes (@hotelviladosalpes). Lugar lindo, em contato com a natureza. Pra quem busca descansar, relaxar também é o lugar ideal. Têm chalés para casais e famílias. O nosso chalé ficava em frente ao lago. Maravilhoso acordar com aquela vista! O café da manhã é colonial com produtos regionais. Tem piscina aquecida, sala de jogos, lago com pedalinhos e churrasqueira disponível para os hóspedes. Fui muito bem atendida. Super indico, tenho certeza que vocês também vão amar!

Nossa cabana no Vila dos Alpes
cabanas em frente ao lago
Pedalinhos
VAI PARA TREZE TÍLIAS?

Faça sua reserva pelo meu Booking no Hotel Vila dos Alpes
Reservando por aqui você não vai pagar NADA a mais por isso e ainda estará ajudando a manter o blog!!!

Gostou? Então não deixe de me seguir também no instagram @grazisielski Você vai ler essa e outras dicas por lá.

Beijos e até o próximo post!

 

Deixe seu comentário