Uma viagem bem organizada vai evitar que você tenha contratempos, te dará mais segurança e vai otimizar muito o seu tempo. PLANEJAMENTO é o segredo. Depois de ler você vai ficar EXPERT em organizar uma sozinho (a). Eu sempre gosto de ter uns 4 ou 5 meses de antecedência para planejar para uma viagem internacional. Mas isso vai de pessoa para pessoa, tem gente que precisa de mais ou menos tempo. 

PASSO A PASSO PARA ORGANIZAR UMA VIAGEM 

1 – DESTINO

São inúmeras opções, talvez seja a parte mais difícil de uma viagem, mas o que pode facilitar é que todos nós temos aquela lista de desejos (que geralmente é infinita), de lugares que sonhamos conhecer. 

Pesquise qual a melhor época do ano para viajar para esses destinos. 

E então coloque no papel: qual o objetivo da viagem? O que eu procuro? O que eu gosto de fazer? Qual meu estilo de viagem? Praia, campo, aventura, etc.. Verão ou inverno? Quantos dias vou conseguir me ausentar para essa viagem? Procure indicações para ter certeza que o local é a sua cara. 

Se a sua intenção é visitar um familiar ou amigo, essa etapa já é meio caminho andado. A foto abaixo, por exemplo, fui visitar meus familiares em uma cidade, que se não fossem eles, eu nunca teria ido. Foi incrível!

Besançon – França. Em 2015 quando fui visitar minha prima e afilhados 

2 – ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

Essa etapa tem que estar de acordo com o destino escolhido. Não adianta você escolher um local luxuoso e não estar disposto a gastar muito com aquela viagem. Tudo tem que estar de acordo com seu gosto e bolso.

Defina o quanto quer gastar com a viagem e o quanto você vai conseguir economizar, por mês, até o dia do embarque. Com esse objetivo traçado fica mais fácil de poupar seu dinheiro para suas férias.

Principais gastos em uma viagem:

Passagem (avião, trem, ônibus) 

Hospedagem

Alimentação

Seguro viagem

Meio de locomoção (aluguel de carro, metro, uber, ônibus)

Passeios x Ingressos 

Visto (se precisar) 

 

3- PESQUISAS E COMPRAS

Sabendo os principais gastos é hora de começar as pesquisas. Eu aconselho a fazer uma planilha com todas essas informações para você ter o controle dos seus custos. 

A passagem e a hospedagem são os itens mais caros e precisam ser fechados com mais antecedência. Quanto antes comprar e reservar, mais opções vão ter. 

Se a viagem for de avião, existem muitos sites que te ajudam, como por exemplo: Skyscanner. É um site que busca os voos mais baratos. Nele você consegue colocar aletas para ser avisado(a) quando a passagem estiver mais barata. 

Faça também pesquisa de hospedagem. O booking é um que gosto muito e tem inúmeras opções. Você consegue ver a localização, as avaliações dos clientes (essa é uma das partes mais importantes na hora de reservar), escolher quanto quer gastar em uma diária e filtrar suas exigências. 

Depois das pesquisas feitas, hora de bater o martelo!! 

Decida também qual a melhor opção para levar seu dinheiro (cartão de crédito, travel card, dinheiro em espécie… existem inúmeras formas seguras) 

4- MONTE SEU ROTEIRO

Primeiro passo para começar o seu roteiro é colocar no google “O QUE FAZER EM… (nome da cidade que você vai)”. “Estude” aquele lugar, quais são os pontos turísticos, leia as dicas, recomendações, pegue indicações com quem já foi. Salve tudo o que te chamar atenção em uma planilha (excel, google docs, word, etc.). Anote as comidas típicas.

Pesquise em apps dicas de lugares para comer. 

Organize os dias da viagem com o que você pretende conhecer/fazer. Os passeios, os restaurantes, veja o que a cidade oferece como meio de transporte público (lembrando que isso vai interferir nos seus gastos). 

Anote os dias que os locais que você quer conhecer não abrem, para você não perder a viagem. Esse é um dos motivos que falei, no início do texto, que uma viagem planejada vai otimizar o seu tempo e fazer com que ela seja melhor aproveitada.  

Pesquise sobre vacina. Se o lugar exigir, faça com antecedência. A vacina contra a Febre Amarela, por exemplo, é exigida em muitos lugares, mas você precisa fazer, no mínimo, 10 dias antes do embarque. 

5- DOCUMENTOS

Uma viagem internacional pode te exigir muitos documentos que você nem imagina. 

Neste post expliquei um por um: quais documentos levar em uma viagem internacional

Meu conselho é imprimir todos eles e digitalizar. Evita imprevistos. Na hora de viajar tenha eles em uma pasta de fácil acesso (nunca despache dentro da mala) e no seu celular. 

Libere o seu cartão internacional para emergência. 

6- ARRUMAR A MALA

Faça um checklist antes com tudo o que precisa levar e nunca deixe para arrumar no dia da viagem. 

Leve em consideração os dias x a temperatura do local. 

Eu explico como organizar uma mala neste post: como organizar a mala

Se for uma viagem internacional, leve na sua mala de mão roupas extras para garantir que, caso sua mala não chegue, você tem um plano b. 

7- CHECKLIST 

Revise sua viagem do ínicio ao fim para garantir que não esqueceu de nada. Reservas, documentos, dinheiro, mala…

E por fim, principalmente se for uma viagem sozinho (a), deixe seu roteiro com uma pessoa de confiança e que não irá viajar com você. Eu te garanto que uma viagem bem organizada vai te evitar dores de cabeça.

QUER ORGANIZAR UMA VIAGEM? 
FAÇA SUA RESERVA 

Hospedagem: BOOKING

Seguro Viagem: REAL SEGUROS

Reservando por aqui você não vai pagar NADA a mais por isso e ainda estará ajudando a manter o blog!!!

Gostou? Então não deixe de me seguir também no instagram @grazisielski. Tem muitas outras dicas diárias por lá. 

Um beijo e até o próximo post!

 

Deixe seu comentário