Urupema fica na Serra Catarinense, a 212 km de distância da Capital – Florianópolis. O jeito mais fácil de chegar é pela BR 282. 

Com temperaturas baixas o ano inteiro, Urupema tem a temperatura média anual de 13°C. Um dos motivos que leva o título de cidade mais fria do Brasil. 

No inverno, há registros de neve, chuva congelada e geadas o que atrai muitos turistas para a cidade. Inclusive, estamos na semana mais gelada do ano. Eu separei algumas sugestões do que fazer na cidade. 

Urupema também leva o título de “a capital catarinense da Truta”. O peixe pode ser facilmente visto no rio que corta o centro da cidade. 

QUANDO IR A URUPEMA

Se você quer ter a chance de ver neve, a melhor época é no inverno – principalmente de junho a agosto, quando as temperaturas estão bem mais baixas, e até negativas. Caso não queira passar tanto frio, nos outros meses do ano você também consegue aproveitar e conciliar com outras cidades da região. De janeiro a março acontece a Vindima – colheita da uva. Época que tem diversos atrativos nas vinícolas. 

O QUE FAZER EM URUPEMA 

Urupema é uma cidade pequena e com poucos atrativos turísticos, um dia é suficiente para conhecer. Você pode aproveitar outros dias para visitar alguns municípios da Serra Catarinense como: São Joaquim, Urubici, Bom Retiro e Bom Jardim da Serra. 

Morro das Antenas ou Morro das Torres

É o ponto mais alto da cidade e um dos mais altos do Estado. Está localizado a 1.750 metros de altitude O local te proporciona uma bela paisagem.  A sensação térmica pode chegar a -30°C. É aqui onde é registrada a menor temperatura do país – tem instalada uma estação meteorológica. O nome do morro se deve à existência de antenas de telefonia e de televisão. 

Caminho pra chegar no Morro das Antenas

Cascata que Congela

É uma pequena cachoeira localizada aos pés do Morro das Antenas que costuma ficar congelada no inverno quando as temperaturas estão muito baixas. É uma atração na cidade.  

Cascata que congela

Praça Municipal Manoel Pinto de Arruda

Um dos principais pontos de entretenimento para os moradores e turistas. Tem quadra de areia, Lago das Trutas, parque infantil e outros atrativos. É onde está a Igreja de Santana – a igreja Matriz. 

Praça Municipal

Igreja de Santana

Para quem curte turismo religioso, a igreja foi dedicada à padroeira da cidade – santa de devoção do fundador Manoel Pereira de Medeiros. Até 1943, Urupema se chamava Santana. 

Igreja de Santana

Em frente a igreja tem a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. 

Gruta

Fazenda do Barreiro

Uma das pioneiras do turismo rural no Brasil. A fazenda é histórica, foi fundada em 1782 e é administrada pela oitava geração da mesma família. No local, essa história é contada no museu, que guarda os objetos que reconstroem os mais de 200 anos de fazenda. Além da comida local, é possível fazer cavalgadas, caminhadas, pescar no açude e outras atividades rurais. 

Vinícola de Urupema 

As características climáticas e o terroir foram favoráveis para que a vinícola fosse criada e fossem elaborados produtos de qualidade. A vinícola une pesquisa, tecnologia e profunda dedicação ao vinhedo. A Vinícola Urupema – Vinhos de Altitude oferece espumantes e vinhos.

Trilhas

Tem belas paisagens para fazer trilhas e cachoeiras para conhecer e curtir. Como a maioria se trata de propriedades particulares, a recomendação é que seja feita acompanhado por guia. 

Indicação: os Condutores Ambientais – Trilheiros das Araucárias. Instagram @viver_encantar São focados em Urupema e Rio Rufino. 

OBS: todas as fotos desse post são do site da secr. de Turismo de Urupema.


Leia também:  Roteiro de Inverno em Santa Catarina


PLANEJANDO UMA VIAGEM PARA A SERRA CATARINENSE???
Faça sua reserva pelo meu Booking.
Reservando por aqui você não vai pagar NADA a mais por isso e ainda estará ajudando a manter
o blog!!!

Gostou? Então não deixe de me seguir também no instagram @grazisielski Você vai ver também outras dicas por lá.

Beijos e até o próximo post!

Deixe seu comentário