SERRA CATARINENSE: CIDADES, PONTOS TURÍSTICOS, VINDIMA E MUITO MAIS
Se você está querendo fugir do agito desta época do ano, relaxar e se divertir em um lugar mais tranquilo a minha dica é se jogar para a Serra Catarinense.
Afinal, o feriado prolongado é a desculpa perfeita para colocar o pé na estrada, viajar e recarregar as energias.
Quem curte o frio e a beleza da montanha esta é uma boa época para aproveitar o feriado prolongado de Carnaval e visitar a região mais fria do Brasil, e neste post explico o motivo.
SERRA CATARINENSE
Ao todo, 17 municípios compõem toda essa região, a maioria com menos de 20 mil habitantes. Em todos eles, o turismo rural predomina.
A cidade mais próxima da capital catarinense é Bom Retiro, fica a 133 km de distância.
A serra é riquíssima em belezas naturais, gastronomia, incluindo bons vinhos (inclusive é época da Vindima) e passeios como cavalgada. Os adeptos do ecoturismo vão encontrar na Serra o lugar perfeito para a prática do trekking, rapel, canyoning, mountain bike, tirolesa e outras atividades, como a pesca esportiva da truta. A região também dispõe de inúmeros pesque-pagues, locais onde a pescaria é feita em açudes.
A infraestrutura ainda precisa melhorar muito para receber os turistas, não pense que vai encontrar uma cidade igual Gramado – RS, mas hoje em dia já é possível achar boas pousadas e restaurantes.
DICAS DE PONTOS TURÍSTICOS
- Morro da Igreja
- Cascata Véu de Noiva
- Cachoeira do Avencal
- Mirante da Serra do Rio do Rastro
- Serra do Corvo Branco
- Cânion das Laranjeiras
- Morro do Campestre
- Gruta Nossa Senhora de Lourdes
- Snow Valley
A Serra de Santa Catarina é onde tem uma das mais belas regiões viníferas do país e vem se destacando na produção de vinhos de personalidade e altitude.
Apesar da região ser mais procurada pelos turistas no inverno, por causa do friozinho e dá chance de ver neve, eu gosto bastante de ir para lá nesta época por causa da Festa da Uva (Vindima). E neste ano, a sexta edição da Vindima vem com tudo.
SOBRE A VINDIMA
Vindima é a época da colheita da uva, por isso é um período em que as vinícolas abrem as portas para receber os apreciadores de vinho com diversas atrações.
Ano passado eu participei e AMEI. Foi uma tarde deliciosa na vinícola Leone di Venezia, fiz um piquenique no jardim.
Neste ano, a Vindima de Altitude começa no dia 1º de março (sexta-feira de Carnaval) e termina no dia 31, em 14 vinícolas nas cidades de São Joaquim, Campo Belo do Sul, Urubici e Bom Retiro. Vinícolas participantes: Abreu Garcia, D’Alture, Hiragami, Suzin, Quinta da Neve, Leone di Venezia, Serra do Sol, Thera, Vivalti, Villa Francioni, Villaggio Bassetti, Villaggio Conti, Vinhedos do Monte Agudo e Pericó.
Como todos os anos, cada vinícola tem sua própria programação, que pode ser conferida no site da vindima.
Este ano uma das novidades é um espaço aberto que vai ser montado no centro de São Joaquim com degustação de vinhos e atrações culturais no primeiro fim de semana de evento. Tudo de graça!!
Espero que tenha gostado da dica. Beijos e até o próximo post!!