Chegaram aquelas tão sonhadas férias e você ainda não sabe como levar junto o seu amiguinho? Então pode ficar tranquilo que neste poste eu trago todas as informações que você precisa para TRANSPORTAR O SEU ANIMAL NO AVIÃO.
As companhias aéreas, de uns anos pra cá, resolveram investir no transporte de animais domésticos dentro da aeronave. O que para muitas famílias é um alívio já que os amiguinhos podem viajar juntos. Ainda é um assunto que gera muitas dúvidas, por isso vou tentar esclarecer algumas delas e mostrar que SIIIIM é possível levar seu animalzinho junto no avião. Bem melhor do que tirar férias e deixar ele sozinho, não é mesmo?
Claro que antes de começar todo o planejamento da viagem de vocês é importante procurar o veterinário da sua confiança para verificar as condiçoes do seu animal, pegar alguma orientação importante, como medicamento e o melhor tipo de caixa transporte. Lembrando que precisa ter espaço para ele se movimentar.
Segundo passo para TRANSPORTAR O SEU ANIMAL NO AVIÃO é se informar quais são as regras para o transporte de animais domésticos da companhia aérea que você está indo viajar, cada uma tem a sua. Ou será autorizado o transporte no interior do avião ou no porão. Caso seja no porão, é importante identificar seu animal e também a caixa de transporte. Não se preocupe que é bem tranquilo. É bem iluminado e tem a mesma pressurização da cabine. As caixas ficam presas com cinto. Caso seu amiguinho seja transportado com você, ele precisa ficar embaixo do assento a sua frente e deve permanecer ali durante toda a viagem. No desembarque, você precisa retira-lo na área de retirada das bagagens, mas atenção ele não será colocado na esteira junto com as bagagens. Dependendo a raça ou o porte, pode ser solicitado que o animal use focinheira durante o acesso ao terminal do aeroporto.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também estabelece regras para o transporte de animais domésticos, que depende de acordo com o tipo de viagem, caso você queira tirar alguma dúvida é só entrar no site do MAPA.
PREÇO PARA TRANSPORTAR ANIMAIS DOMÉSTICOS
O serviço de transporte de animais domésticos não está incluído no preço da passagem, essa consulta você precisa fazer com a sua companhia aérea e com antecedência.
Cada companhia estipula o peso máximo (animal + caixa de transporte) para viajar na cabine e o preço para viajar tanto na cabine quanto no porão (sim, cada local tem um valor diferente).
VIAGENS DENTRO DO BRASIL
É necessario apresentar, junto com o animal, o atestado de saúde emitido por um medico veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária. Se for outro animal, é exigida a Guia de Trânsito Animal (GTA) expedida por um veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ou pelo órgão responsável pela defesa sanitária nos estados. Se for um animal silvestre, é preciso comprovar que animal foi adquirido legalmente, mediante a apresentação da nota fiscal de compra emitida por criadouro ou comerciante de animais silvestres devidamente autorizado pelo órgão ambiental competente.
VIAGENS FORA DO BRASIL
Para o transporte de cães e gatos em uma viagem internacional é necessário que o estado de saúde e o histórico sanitário do animal esteja declarado em um documento emitido pelas autoridades veterinárias do Brasil aceito pelo país do destino, que são o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos e o Certificado Veterinário Internacional (CVI). A diferença é que o passaporte pode ser usado em várias viagens durante toda a vida do animal, enquanto o CVI deve ser emitido a cada viagem que ele for.
TRANSPORTE DE CÃES-GUIA
Os cães-guia são transportados de graça. Dentro do avião eles ficam no chão da cabine, ao lado do dono, sem obstruir o corredor da aeronave. Além disso, devem ser cumpridas as exigências das autoridades sanitárias nacionais e do país de destino, quando for o caso.