HOSTEL: COMO É, COMO ESCOLHER A MELHOR OPÇÃO, COMO RESERVAR, SEGURANÇA E MUITO MAIS
Escolher uma hospedagem não é uma tarefa fácil, ainda mais que existem muitas opções. Neste post eu vou te ajudar nesta etapa, que pra mim é uma das mais complicadas na hora de programar uma viagem. O foco aqui será o HOSTEL. Muita gente tem um certo preconceito, mas eu posso garantir que é uma das melhores opções, principalmente para quem gosta de viajar sozinho, economizar e fazer muitas amizades.
O que é hostel?
Hostel é o tipo de uma acomodação mais barata. Onde você pode optar, por compartilhar o quarto com mais pessoas ou um quarto privado (essa opção nem todos têm). O banheiro também é compartilhado, ou fica dentro do quarto ou no corredor, depende do hostel.
Esse tipo de acomodação é interessante porque você nunca vai saber com quem dividirá o quarto. É ter a chance de conhecer pessoas que você nunca encontraria. É sinônimo de amizade e diversão. Posso garantir que é uma experiência única. Apesar de ser a melhor opção para o viajante solo, é preciso alguns cuidados que vou escrever aqui.
O que eu preciso saber antes de me hospedar em um hostel?
Muitos têm quartos privados, quartos só para mulheres, só para homens e também misto. Os quartos são com beliches e podem ser para 4, 6, 8, 10 ou 12 pessoas. Pensando nisso, você precisa saber que tipo de acomodação você quer. Caso escolha por um quarto privado, o preço pode ser um pouquinho mais elevado.
Cada hostel tem suas regras, mas isso provavelmente você ficará sabendo no check-in. A roupa de cama, por exemplo, em alguns eles entregam para você mesmo arrumar, em outros sua cama já está prontinha.
Quando você estiver em um quarto compartilhado, tem que ter bom senso e respeitar o horário de descanso. É preciso ter em mente que naquele quarto tem outras pessoas com hábitos e horários diferentes do seu. No seu quarto você pode encontrar pessoas desorganizadas, que não tomam banho, que dormem ou acordam muito cedo ou muito tarde. E isso tudo precisa ser respeitado.
A maioria oferece wi-fi grátis, café da manhã (nada de fartura, mas o suficiente), e cozinha para você preparar suas próprias refeições, o que ajuda a economizar na viagem já que o almoço e o jantar pesam bastante no orçamento. Só nao esqueça de limpar tudo depois. Uma das regras do hostel é limpar a própria bagunça. Você pode deixar os produtos que comprou na cozinha, mas lembre-se de etiquetá-los com informações pessoais para evitar que alguém pegue enganado.
Por ser um ambiente mais alternativo, com pessoas de todos os lugares do mundo e idades variadas, os hostels são bem descontraídos. É comum ter um bar ou um pub por causa do grande número de jovens que se hospeda nesse tipo de acomodação. Toda noite tem uma programação diferente, só precisa ficar atento. Essa é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas, compartilhar histórias e até pegar dicas de viagem.
Alguns hostels também oferecem programação de passeios, é sempre interessante olhar o calendário já no check-in. Pode ser um Pub Crawl (um tour pelos bares da cidade feito em grupo), Free Walking Tour (passeio “gratuito” feito a pé com um grupo guiado) e por aí vai.
É seguro ficar em hostel?
Essa é uma preocupação comum de quem nunca ficou em hostel. Afinal, seus pertences vão ficar em um quarto onde têm pessoas desconhecidas. Mas é bem simples, nos quarto têm um armário para cada hóspede. Você só precisa levar os seus cadeados, um para sua mala e outro para o armário. Apesar de ter toda essa segurança é sempre bom ficar atento e não dar bobeira. Evite deixar itens de valores ou passaporte dentro do armário. Vai que seja arrombado? Comigo nunca aconteceu, mas é sempre bom pensarmos nessa possibilidade, pois este fato poderia ocorrer também num quarto de hotel ou em outros tipos de acomodações.
Sou mulher, posso me hospedar sem medo?
É muito comum mulheres, que nunca se hospedaram neste tipo de acomodação, fazerem essa pergunta. A minha resposta vai ser sempre SIM, podem ir sem medo. Nós precisamos quebrar essa barreira de achar que é inseguro, desconfortável e desorganizado. A segurança é a mesma que num hotel, você só vai dividir um quarto com outras pessoas. Eu, por exemplo, sendo em hostel ou hotel, sempre que saio do quarto deixo minha mala trancada com o cadeado. A minha dica, caso você ainda não se sinta confortável para dividir um quarto com homens, é reservar um quarto onde só mulheres irão ficar. E o legal disso é que você vai encontrar MUITAS mulheres viajando sozinhas.
Como escolher um bom hostel e não cair em uma cilada?
Eu sempre começo as minhas pesquisas definindo o bairro onde eu quero ficar. Depois, vejo as fotos e leio os depoimentos que os outros viajantes escreveram sobre aquela hospedagem. Com isso, já consigo eliminar alguns e deixar nos preferidos. Eu pesquiso em outros sites de hospedagens para comparar o preço, porque isso pode variar, e também leio mais sobre as experiências nos outros sites.
Outro ponto fundamental é se certificar que perto do hostel tem transporte público e se a localização é segura durante o dia e a noite.
Pedir indicações de amigos, familiares ou pesquisar em blogs de viagens também são ótimas opções. Mas lembre-se, as exigências de uma hospedagem podem ser diferentes de pessoa para pessoa, então é bom sempre dar uma pesquisada antes de reservar.
Pense quais são as suas expectativas para uma hospedagem. Leia atentamente se tem café da manhã, wi-fi gratuito, armários nos quartos, elevador… Veja se condiz com as suas exigências. Outro ponto, são as condições de reservas, isso é importante para você não perder dinheiro, caso precise desmarcar ou remarcar a viagem.
Evite lugares muito baratos e que não condizem com os valores da região. E por último, reserve com antecedência, os melhores hostels sempre são reservados primeiros. Não vá correr o risco de ter que reservar apenas por ser o único que possui “disponibilidade”.
E não esqueça de no fim da sua hospedagem “perder” 5 minutinhos para avaliar e escrever sua experiência sobre o local que você ficou, isso com certeza vai ajudar os próximos viajantes.
O que eu preciso levar?
- Toalha de banho, apesar de alguns lugares oferecem (de graça ou cobram uma taxa) eu recomendo levar;
- Produtos de higiene pessoal e chinelo para entrar no banheiro;
- Fone de ouvido para você assistir aos vídeos, ouvir música sem perturbar o colega de quarto;
- Protetor de ouvidos e máscara para dormir para garantir o seu descanso. Isso evita que você seja acordado toda vez que alguém ascender a luz do quarto;
- Cadeados – sugiro 2 – um para a mala e outro para o armário.
As minhas experiências em hostels
Foram inúmeras hospedagens, que já até perdi as contas. Algumas eu estava sozinha, outras em grupo de amigas e amigos, e já fui também com meus primos e afilhado (na época era criança). Já me hospedei também em todos os tipos de quartos (privados, só para mulheres e mistos).
Claro, que como qualquer hotel, alguns hostels eram melhores, outros nem tanto. Já fiquei em quarto que para tomar banho eu tinha que ficar apertando no botão para a água sair (no fim já tinha pegado até a prática hahaha). Já fiquei em acomodações muito velhas, que me deram vontade de sair correndo, mas no final acabei me acostumando, já que era a localização que eu queria.
E o mais legal, ouvi muitas histórias diferentes, conversei com pessoas que talvez eu nunca conversaria e fiz amizades que até hoje eu lembro e levo com muito carinho.
Este bilhete, por exemplo, foi deixado por uma colega de quarto que eu conheci em um hostel em Paris. Pela primeira vez, a Norma estava viajando sozinha e se sentindo bem insegura. Como eu já conhecia a cidade, acabei ajudando ela com dicas de passeios, informações sobre o transporte público e até no inglês. Durante 3 dias, ela acabou sendo minha companhia de café da manhã e drinks no hostel.
Deixar bilhetes, como esse, são comuns quando você conhece pessoas bacanas nos hostels.
Na Europa, a rede que mais gosto e indico é Generator. Já me hospedei em Berlin, Paris e em Copenhague. Em todos eles as hospedagens foram maravilhosas. Tudo novinho, café da manhã bom, galera muito bacana e estrutura TOP. Também têm em outras cidades da Europa, se você estiver planejando uma viagem pra lá, dá uma olhadinha no site Generator pra ver se pra onde você vai tem.
E você, já se hospedou em hostel? Fez amizades? Qual a sua opinião? Compartilhe suas experiências aqui nos comentários!!