A Ciudad Del Este recebe milhares de brasileiros, que procuram produtos importados. O local é caracterizado pelo “turismo de compras”. Se você está querendo fazer umas comprinhas no Paraguai, saiba que é preciso se planejar 1 – para não perder tempo (você chega lá e fica igual a uma barata tonta); 2 – para saber as lojas certas e confiáveis.
Preparei esse post com dicas de tudo o que você precisa saber para planejar bem suas compras na Ciudad del Este, no Paraguai.
Já começo com uma importante recomendação, que transcrevo, do site do Itamaraty:
“Não aceitar ajuda de “guias de compra” ou “promotores de vendas”, que abordam livremente os turistas prometendo levar-lhes às melhores lojas e aos melhores preços; desconfiar de estabelecimentos locais que exibam, em seus letreiros, marcas de renome e credibilidade internacional (o que não significa necessariamente que aquele vendedor seja um revendedor autorizado daquela marca); não comprar produtos de alto valor nas ruas; sempre pesquisar previamente o valor de mercado dos produtos, desconfiando de propostas que pareçam excessivamente vantajosas ao consumidor.”
Por mais que o dólar esteja muito alto, o Paraguai continua um verdadeiro paraíso para quem quer encontrar diversos produtos com os melhores preços. O país vizinho possui menos burocracia em relação à importação e menos impostos.
Eu por exemplo quando fui, em março de 2020 (pouco antes da fronteira fechar por causa da pandemia), o dólar estava alto. Tinham lojas que estava cotando a 5 reais. E mesmo assim valeu muito a pena.
RECOMENDAÇÕES INICIAIS PARA COMPRAS NO PARAGUAI
- Faça uma lista do que você quer comprar;
- Anote os preços que esses produtos estão custando no Brasil;
- Pesquise as lojas que você vai encontrar esses produtos no Paraguai;
- Leve seu documento de identificação. RG/Passaporte pode ser solicitado na aduana ou nas lojas para emitir nota fiscal;
- Confira suas compras no balcão da loja;
- Peça sempre a nota fiscal;
- O horário de funcionamento das lojas no Paraguai é diferente. A maioria das lojas fecha cedo. Importante saber o horário das lojas que você quer ir;
- Vá com tempo e paciência;
- Use roupas confortáveis.
O QUE VALE MUITO A PENA COMPRAR NO PARAGUAI
Eletrônicos
Eletrodomésticos
Bebidas
Maquiagem
Perfume
Cosméticos
ESTABELECIMENTOS CONFIÁVEIS NO PARAGUAI
Pensa em um lugar CHEIO de lojas, galerias, camelôs e shopping. Você vai encontrar produtos originais e falsificados, por isso anote o nome das lojas com credibilidade. E desconfie sempre, afinal estamos no Paraguai.
- Shopping Del Este;
- Mega Eletrônicos
- Cell Shop
- Shopping Paris
- Shopping China (fica dentro do Shopping Paris) – foi o que mais gostei.
- Monalisa;
- Sax;
- Pioneer
- Ponto Com
- Nissei
Claro que tem muitos outros lugares para fazer compras e confiáveis, mas esses acima você não vai errar. Tem de tudo. Recomendo fazer pesquisa de preço, pode variar muito de um estabelecimento para outro. Assim como a cotação do dólar.
Dei destaque para o Shopping China porque achei o shopping ENORME, bem organizado e com os preços bons. Você encontra desde o chocolate importado a eletrônicos. E como eu falei, ele fica dentro do Shopping Paris, que é perto da entrada da Ciudad del Este e tem estacionamento. É vida!!
Você também consegue comprar on-line em alguns sites, mas a entrega desses produtos só acontece dentro do território paraguaio. Nenhuma loja pode fazer entrega no Brasil.
LIMITE DE COMPRAS NO PARAGUAI
O limite para compras de brasileiros no Paraguai é de 500 dólares. Apesar dessa cota, tem alguns produtos que há um limite. É permitido no máximo 30 itens. Somente 3 itens idênticos são permitidos por comprador. Acima disso é entendido que a compra é para comercializar.
FORMAS DE PAGAMENTO NO PARAGUAI
O preço dos produtos é calculado de acordo com o dólar do dia. Mas as lojas aceitam dólar, real, guarani e cartão de crédito internacional. Detalhe: as compras no cartão não podem ser parceladas (você até pode encontrar uma ou outra loja que parcela, mas a maioria não). E lembre que tudo que pagar no cartão tem a conversão e mais o IOF. Por isso se puder, evite usar o cartão.
GOLPES:
Cidadãos brasileiros devem permanecer atentos a modalidades frequentes de golpes no comércio locais, tais como: ao pagar com cartão de crédito, algumas lojas informam o valor do produto em reais, mas faturam o cartão com o mesmo valor em dólares; ao oferecer o parcelamento da compra no cartão de crédito, o vendedor introduz um montante total que é o décuplo do valor acordado para cada parcela, ludibriando o consumidor desatento. Recomenda-se, portanto, extrema cautela ao realizar o pagamento com cartão de crédito no comércio local em Ciudad del Este e exigir, sempre, a nota fiscal do produto. Se possível, cidadãos brasileiros devem ter uma calculadora para conferir o valor dos produtos e a taxa de conversão cambial oferecida pelo lojista.
Fonte: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino/paraguai#seguranca
COMO CHEGAR NO PARAGUAI:
Para chegar na Ciudad del Este você precisa atravessar a Ponte da Amizade e passar pela imigração. Você pode atravessar a pé (cerca de 20 minutos caminhando); ônibus; van; táxi, moto táxi ou de carro.
Minha Experiência:
Eu já atravessei a fronteira caminhando e de carro. Achei as duas formas bem tranquilas. A primeira vez fui a pé, mas como passei o dia inteiro no Paraguai a volta foi bem cansativa, já estava exausta de bater perna. No dia seguinte fui de carro. Pra atravessar a fronteira, tem um trânsito SURREAL, a dica é ir bem cedinho para não perder muito tempo trancado. E como eu já tinha visto que, aparentemente, era tranquilo ir de carro, onde tinha estacionamento, como ele funcionava… arrisquei e fui. Não tive problema nenhum e foi uma ótima escolha. Claro que já ouvi histórias de pessoas que não tiveram a mesma experiência.
OBS: se você optar ir com o seu carro, lembre-se que precisa da carta verde. Leia: tudo sobre a carta verde.
Espero ter ajudado!! Boas compras e até a próxima 🙂