O litoral catarinense é muito rico em belezas naturais. Possui as mais lindas praias do Sul do Brasil, os frutos do mar são o carro chefe, é um Estado para todas as idades, todos os gostos e todas as épocas do ano. Tem diversos passeios para fazer com crianças, opções para os mais aventureiros e até para quem quer descansar.
A costa catarinense tem pouco mais de 500 quilômetros de extensão e muitos lugares paradisíacos para conhecer. Neste post selecionei 5 cidades – da Grande Florianópolis e dos Litorais Norte e Sul – que vão te ajudar a organizar um roteiro à Santa Catarina.
5 CIDADES PARA VOCÊ CONHECER NO LITORAL CATARINENSE
FLORIANÓPOLIS – região da Grande Florianópolis
É a capital catarinense. Uma ilha rodeada por uma natureza exuberante. Não se sabe exatamente quantas praias são… mas é certo que são mais de 42. Praias de águas cristalinas, para surfistas, para as crianças, para os pescadores…Já deu pra entender que Floripa – como é chamada – vai ter a praia que é a sua cara, só basta encontrá-la.
Passear por Florianópolis te proporciona diversos passeios: sandboard nas dunas da Joaquina, passeio de barco até a Ilha do Campeche, mergulho de cilindro ou snorkel na Ilha do Xavier, trilha da Lagoinha do Leste – leia esse post sobre a trilha da Lagoinha – para os mais baladeiros: curtir um beach club em Jurerê Internacional, surfar na praia Brava, praticar Stand Up Paddle na Lagoa da Conceição, ou até mesmo curtir a tranquilidade da Daniela. Além das belezas das praias, Florianópolis oferece muitas atrações históricas. A cultura açoriana ainda é muito viva em alguns bairros, como no Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa. Com certeza, Florianópolis precisa estar no seu roteiro.
PALHOÇA – região da Grande Florianópolis
O município, que é praticamente vizinho de Florianópolis, abriga uma das praias mais famosas de Santa Catarina – a Guarda do Embaú. Ela também leva o título de Reserva Mundial do Surf. A Guarda – como chamam – obviamente merece sua visita. Uma praia belíssima, cortada pelo Rio da Madre e com muito verde da Mata Atlântica nativa ao redor. Para chegar à praia principal, é preciso atravessar o Rio da Madre, pode ser a nado ou de barco. O preço da travessia é R$5 por pessoa o trecho.
Há bons restaurantes na beira do Rio da Madre, mas também tem quiosques na praia. Além da praia, têm trilhas, Stand Up para alugar, escolinha de surf e uma vila com lojinhas e restaurantes.
Claro que se você quiser estender sua visita, tem outras praias ao redor para conhecer como a Praia da Gamboa, Pinheira, Praia de Fora, etc.
IMBITUBA – região do Litoral Sul
A Praia do Rosa, talvez você já tenha ouvido falar, é a praia mais conhecida dessa região. É mais roots e zero frescura. Se você procura algo mais tranquilo recomendo ir para o Rosa Norte, se for do agito e preferir uma praia mais movimentada – aposte no Rosa Sul.
O município é muito procurado por jovens e principalmente surfistas. Porém, Imbituba tem muito mais do que belas praias e um exemplo disso é a Lagoa de Ibiraquera. Outro destaque, é a capital da baleia franca – onde tem os melhores pontos para observar o animal, que faz parte da Rota da Baleia Franca. Se você curte, então se programe para a temporada das baleias no Brasil – que é de julho a novembro.
Praias mais conhecidas da região: Praia Vermelha, Praia do Luz, Praia da Vila, Praia de Ibiraquera e Praia do Rosa.
BOMBINHAS – região do Litoral Norte
Se você quer águas cristalinas e sossego – então Bombinhas é perfeita pra você. Ô lugar para ter tanta praia linda. Há cerca de 39. As minhas preferidas: Praia de Bombas, Ribeiro, Lagoinha e Mariscal.
Tem praia para todos os gostos. A da Lagoinha, por exemplo, é legal ir com criança pois dá pra ver os peixinhos bem de perto e alimentá-los (eles vendem ração).
Mariscal e Quatro Ilhas são praias pra surfistas. Se você é mais aventureiro também pode fazer a trilha do Morro do Macaco ou se curte o pôr do sol pode ir até o Mirante 360º para apreciar o fim do dia.
É um paraíso para quem quer nadar e ver diferentes espécies marinhas – peixes, tartarugas, ouriços e cavalos-marinhos. Não é atoa que é considerada a capital catarinense de mergulho.
Para entrar na cidade você precisa pagar uma taxa de preservação ambiental – pode ser no site da prefeitura mesmo – site prefeitura de Bombinhas (R$29,50 veículo pequeno porte – fev/2021).
É uma região com bastante trânsito, por isso é bom se organizar nos horários para entrar e sair da cidade para não ficar horas na fila.
BALNEÁRIO CAMBORIÚ – região do Litoral Norte
É uma das cidades mais visitadas em Santa Catarina. Conta com uma vida noturna bem agitada, praias e pontos turísticos interessantes. A Avenida Brasil é a maior área de comércio, na Avenida Atlântica tem diversos restaurantes, quiosques, ela acompanha a orla com um calçadão na beira da praia e a Barra Sul é onde ficam as marinas, baladas e o Parque Unipraias – onde tem o bondinho.
Para as crianças, por exemplo, há um aquário, a recém inaugurada roda gigante, o Parque Unipraias e etc.. Para quem gosta de uma praia mais badalada, pode dar uma esticadinha até a Praia Brava de Itajaí – fica só a 7 km de distância de BC.
Para quem gosta de apreciar a vista da cidade, do Morro do Careca tem um visual incrível da cidade de Balneário Camboriú e de Itajaí. Se você é daqueles mais radiais, o local é ponto de partida para voos de parapente. O acesso é pela Estrada da Rainha, na Praia dos Amores.
BETO CARRERO WORLD
Apesar do parque não estar localizado em nenhuma dessas cidades, ele fica na região do Litoral Norte, no município de Penha – a 37 km de distância de Balneário Camboriú. Já da Capital Catarinense, fica um pouco mais longe – 113 km. É um divertido passeio para se fazer com a família. Além dos tradicionais brinquedos, o parque tem muitos shows, atrações diferentes e um zoológico.
PLANEJANDO UMA VIAGEM ? Faça sua reserva pelo meu Booking. Reservando por aqui você não vai pagar NADA a mais por isso e ainda estará ajudando a manter o blog!!!
Não deixe de me seguir também no instagram @grazisielski. Tem essas e outras dicas salvas nos destaques!!
Beijos e até o próximo post ♥