O QUE FAZER NA CIDADE DO PORTO, COMO SE LOCOMOVER, ONDE ME HOSPEDEI, COMI E MUITO MAIS

Neste post você vai ler minhas dicas e experiências na cidade de Porto durante os quase 2 dias em que fiquei na cidade. Onde me hospedei, comi, passeios que fiz e que valeram a pena, como chegar na cidade, como se locomover e claro que não pode faltar…um bom vinho do Porto. 

Não estava nos meus planos essa viagem, mas confesso que foi uma surpresa totalmente positiva. Então se você estiver na dúvida, não deixe de visitar. Tenho certeza que você também vai se encantar. 

A cidade é pequena e bem diferente de Lisboa. As casinhas coloridas, a ponte D. Luíz I e os azulejos espalhados pela cidade dão um charme diferente. Os famosos e clássicos azulejos chegaram no séc. XV, mas infelizmente boa parte dos que estão hoje nas fachadas são réplicas.

Outra coisa importante para você saber é sobre o tempo. O tempo é bem doido, pode fazer chuva, sol, frio calor.. todas as estações no mesmo dia. Foi bem isso que peguei nos dois dias que estive em Porto. Por isso se estiver chovendo NÃO DESANIME!!

COMO CHEGAR EM PORTO DE TREM

Porto tem 3 estações: Contumil (menos conhecida), Campanhã (um pouco mais perto do centro) e São Bento (região central). 

Se você está planejando chegar de trem (forma mais rápida) eu recomendo a parada em São Bento que é a estação central e já é um ponto turístico. Por ser dentro da cidade o ticket pode ser um pouco mais caro. 

Eu fiz o trajeto Lisboa – Porto (São Bento) custou 25 euros (somente ida – segunda classe) e a viagem durou cerca de 3 horas. No mesmo trajeto de volta, como comprei em cima da hora, só tinha primeira classe então acabei pagando mais caro 43,60 euros, mas se eu soubesse que era tão top, acho que na ida teria comprado essa passagem também kkkkkk. 

 

Passagem Lisboa – Porto na segunda classe
Passagem Porto – Lisboa na primeira classe

 ONDE ME HOSPEDEI

Quando eu viajo sozinha gosto de me hospedar em hostel pois é um lugar que a gente acaba conhecendo pessoas de diversos lugares do mundo. Inclusive já escrevi sobre isso. Se você ainda não sabe como escolher um recomendo lerdicas para se hospedar em hostel

Em Porto optei em me hospedar no Cats Porto, foi um dos melhores hostels que já fiquei. Escolhi um quarto privado só para mulheres com banheiro. Em cada cama tem ventilador, tomadas e luz. Embaixo tem um locker já com trava de segurança que só libera com o cartão do quarto. 

quarto do hostel
rooftop do hostel

COMO SE LOCOMOVER 

O melhor jeito de conhecer Porto é a pé por isso leve um sapato confortável, a cidade é cheia de ladeiras. Prepare para caminhar bastante, mas cada descida e subida pode ser uma grata surpresa. 

ruela com vista para Ribeira
ruas de Porto
ruas de Porto

Mas se você preferir a cidade também dispõe de: táxi, uber, metro, ônibus e bonde.

O QUE FAZER NA CIDADE DE PORTO EM UM DIA E MEIO 

Pode ser pouco, mas foi o tempo que tive para conhecer a cidade, claro que se você tiver mais dias recomendo pelo menos uns 3 dias para conhecer tudo com calma.

  • ESTAÇÃO DE TREM SÃO BENTO

Considerada uma das estações mais lindas do mundo. Chegar em Porto de trem pela São Bento é surpreendente, é amor à primeira vista, não tem como não admirar tanta beleza. Dentro tem mais de 20 mil azulejos que contam a história de Portugal.  

estação de trem São Bento
estação de trem São Bento
Vista de fora da estação
  • RIBEIRA

Região super charmosa e apaixonante para caminhar a qualquer hora do dia. Apesar de ser um local bem turístico eu recomendo sentar em um dos restaurantes, tomar um vinho, comer e admirar a paisagem. Esta foi a primeira coisa que fiz quando cheguei. Gostoso demais!! 

Da Ribeira com a vista para a Vila Nova de Gaia
Cais da Ribeira
famosas casinhas coloridas
Vista para a Ribeira
  • PONTE LUIZ I. 

Um dos símbolos mais característicos de Porto, a ponte de ferro que liga as cidades de Porto e Vila Nova de Gaia. A parte de cima é reservada para o metrô e pedestres e a parte de baixo para carros e pedestres.

O nome oficial da ponte, conforme está escrito nela, é Luiz I, mas muitas pessoas e textos mencionam ela como  “Ponte de D. Luís”.

Ponte Luiz I
Ponte Luiz I.
Ponte Luiz I a noite
  • CAPELA DAS ALMAS

Quase 16 mil azulejos é feita a fachada que contam cenas da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina. 

capela das Almas

 

  • IGREJA DE SANTO ILDEFONSO

Uma igreja linda que chama atenção pelos azulejos na fachada.

  • TORRE DOS CLÉRIGOS 

A torre tem mais de 75m de altura e você pode ir até o topo, basta ter fôlego para subir os 225 degraus. Além de ser cansativo a escada que leva até lá é beeem apertadinha, só cabe uma pessoa por vez (pra subir ou descer) então passa um pouco de aperto, mas depois que passa você tem a vista 360° da cidade. É lindo!! É de graça entrar na igreja, mas para subir na torre paga 5 euros. 

torre do clérigos
igreja dos Clérigos
ingresso para a torre e museu
escada para chegar no topo da torre
vista da torre dos Clérigos
  • LIVRARIA LELLO 

Considerada uma das livrarias mais lindas do mundo. Quando eu fui estava chovendo e uma fila muito grande para entrar, como não era minha prioridade acabei não conhecendo por dentro. A livraria ficou tão famosa depois que a autora J.K. Rownling se inspirou nela para criar a do filme de Harry Potter. Os 5 euros cobrados na entrada são descontados do valor do livro que for comprar.  

fachada da livraria Lello

Ticket para Livraria Lello. Foto: site oficial

Os apaixonados por literatura e por Harry Potter não podem deixar de incluir no roteiro esta parada.

A livraria abre todos os dias das 9h30 às 19h.

  • PRAÇA DA LIBERDADE

É a praça mais importante de Porto. Chama atenção pela estátua de D. Pedro IV. Da praça sai a Avenida dos Aliados, que é a principal avenida da cidade e bem central. 

  • TELEFÉRICO DE GAIA 

Faz a ligação da ponte Luiz I com a Vila Nova de Gaia – cidade vizinha de Porto onde ficam as caves. O passeio é curto, dura cerca de 5 minutos, mas você tem uma vista linda da zona ribeirinha.

Valor só de ida é 6 euros, já ida e volta custa 9 euros e ainda ganha uma taça de vinho. Informações sobre valores e horários no site oficial do teleférico.

Vista de dentro do teleférico
Ingresso + Vinho cortesia

  • VILA NOVA DE GAIA

É uma cidade vizinha de Porto que é preciso incluir no roteiro, pelo menos, uma parte do seu dia para conhecer. Vila Nova de Gaia e Porto são separados pelo rio Douro e as margens do rio estão as famosas Caves do Vinho do Porto. Super recomendo, vale a experiência.

Vila Nova de Gaia

 

mapa das Caves

Vila Nova de Gaia vai além das caves para conhecer, se você tiver mais tempo pode conhecer as praias, mosteiros, museu, zoo, restaurantes.. É um lugar bem agradável para passar o dia.

  • SANDEMAN

Conhecer uma cave é um dos passeios mais tradicionais para se fazer em Porto, como eu não tinha muito tempo acabei escolhendo apenas uma para visitar e a Sandeman como é uma das mais conhecidas foi a minha escolhida e aprovei.

O tour é guiado e dura cerca de 40 minutos. O ideal é você pesquisar os horários das visitas guiadas no seu idioma, eu tive que fazer em espanhol.. mesmo assim deu para entender bem.

 

Sandeman cave
valores das visitas

Na visita é contada toda a história do Sandeman, como são armazenados os barris, tem um filme de 8 minutos para assistir e termina com a degustação de dois vinhos do Porto (um branco e ruby).

cave com os vinhos Sandeman
degustação na Sandeman

*** O Mercado do Bolhão dizem que é um lugar legal para conhecer, mas quando eu estava em Porto o original estava fechado para reformas. Ele estava funcionando em um lugar improvisado. 

ONDE COMI NA CIDADE DO PORTO 

 

  • CHEZ LAPIN  

Uma ótima opção para quem quer almoçar na Ribeira. Escolhi uma massa com frutos do mar e um vinho branco. Foi uma das melhores massas que já comi (sem exageros). Preço um pouco salgado por ser um lugar bem turístico, mas valeu cada centavo. Com certeza voltaria. 

almoço em Porto
almoço em Porto
  • CAFÉ DO CAIS

Lugar super charmoso com uma vista linda para “perder” algumas horinhas na Ribeira. Uma ótima opção para qualquer hora do dia. A comida não achei nada demais. 

Café do Cais
minhas escolhas para o jantar
  • CAFÉ SANTIAGO 

Um lugar simples, mas famoso por ter as melhores Francesinhas de Porto, um prato MUITO TRADICIONAL.  A comida divide opiniões, eu particularmente achei um prato muito pesado, mas recomendo comer para tirar a própria conclusão. Não consegui comer inteira, sobrou exatamente a metade. 

Cardápio das Francesinhas
minha escolha: Francesinha Santiago
Café Santiago
  • CASA PORTUGUESA DO PASTEL DE BACALHAU 

Se tem um lanche bom em Porto é esse pastel de bacalhau com queijo. Só de lembrar já me deu água na boca. É simplesmente delicioso. Custa 4 euros cada. Se quiser, tem opção com vinho do Porto também. 

Pastel de Bacalhau

SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO EM PORTUGAL

Não esqueça que se estiver planejando uma viagem para Portugal precisa fazer o seguro viagem. Leia este post Seguro Viagem na Europa que tem tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Gostou? Então não deixe de me seguir também no instagram @grazisielski. Tem essas e outras dicas salvas nos destaques!!

PLANEJANDO UMA VIAGEM PARA PORTUGAL?

Faça sua reserva pelo meu Booking.
Não esqueça do Seguro Viagem 
Reservando por aqui você não vai pagar NADA a mais por isso e ainda estará ajudando a manter
o blog!!!

Beijos e até o próximo post!

 

Deixe seu comentário